quarta-feira, 1 de junho de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 18

Texto Bíblico do dia:

Josué 10:12-15 - "Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeom, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no livro de Jasar? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. E não houve dia semelhante a esse, nem antes nem depois dele, atendendo o Senhor assim à voz dum homem; pois o Senhor pelejava por Israel. Depois voltou Josué, e todo o Israel com ele, ao arraial em Gilgal."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Orar para crer e viver ousadamente o Evangelho.

Meditando:

Espero que não tenha acontecido com você. Mas eu me meu marido tivemos, cada um, uma triste experiência envolvendo a covardia espiritual. Em dado momento da vida, tanto eu quanto ele conhecemos pessoas que se tornaram muito amigas. E com as quais tivemos a oportunidade de conviver vários anos, desenvolver um relacionamento próximo, mas essas pessoas não nos motivavam a falar de Jesus para elas. Pareciam muito secularizadas, pareciam gostar demais dos prazeres que só o mundo dá, não davam a menor mostra de estarem insatisfeitas com suas vidas longe de Deus. Nas poucas vezes que falamos de religião com elas, nos limitamos a dar opiniões politicamente corretas, com medo de causar algum atrito, acirrar ânimos. Preferimos não contrariar a crença ou descrença delas, nada perguntando sobre suas práticas religiosas ou sua necessidade de Deus. Isso porque elas não nos pareciam receptivas. Não tinham o tipo de personalidade que julgávamos se adequar a um "crente". Então achamos adequado dar testemunho apenas sendo bons amigos, boas pessoas que não causam problemas. E permanecemos gostando muito delas, desejando votos de feliz natal e próspero ano novo, bom dia, boa tarde, boa noite, feliz páscoa...

Os anos se passaram e um dia, tanto eu como ele fomos surpreendidos com essas mesmas pessoas nos dizendo que tinham aceitado a Cristo. "Hein?". Custamos um pouco a crer. Minha amiga estava enfrentando a família para professar a fé em Jesus, participando nos cultos, lendo a Bíblia fervorosamente. O amigo dele nos mostrou com um sorriso de uma ponta a outra da orelha o certificado de batismo dele - e de toda a sua família. Freqüentemente conversa com ele sobre sua experiência dando testemunho de sua nova fé e se interessa muito por tudo que diga respeito a Palavra de Deus. Vê-los assim nos deixa bastante felizes. Mas um pouco envergonhados também. "Como poderíamos ter duvidado do poder de Deus?", nos perguntamos hoje. E verificamos se, hoje, as pessoas nos vêem como testemunhas desse poder.

"Ousadia por Cristo é o resultado direto da segurança em Cristo", foi a frase que me chamou atenção na meditação de hoje. Isso é a mais sublime verdade. Se não estou segura de minha fé, como eu poderia mostrá-la ao mundo? Seria como aparecer em rede de TV nacional sem saber o que falar. Já imaginou? Nenhuma cola, nenhum visor nos mostrando o texto, nem um cartaz sequer com um tema que dominemos minamente, só a câmera filmando nosso sorriso amarelo e pigarros nervosos. Pois se isso parece terrível, o que é para um cristão despreparado descobrir que ele é espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens? (I Coríntios 4:9) Nossas palavras e ações - silêncios e omissões também - são assistidos pelo micro e macro universo que nos rodeia. E como acontece com os reality shows, quando alguém que está sendo assistido prefere manter-se alheio, discreto e despercebido achando que assim todos o acharão bonzinho, ele está na verdade sendo chato e enfadonho, perdendo mais rápido o interesse de quem o vê.

Meu cristianismo é mera filosofia de vida, que não provoca nada em ninguém ao meu redor? Bem, se for assim, eu posso até ser bem quisto na igreja, mas o Céu me olha com alguma piedade. Eu não preciso gritar, chocar e brigar para que percebam minha fé, mas necessariamente esta fé tem que dar o que pensar. Tem que se afirmar e ser notada em quaisquer situações, por qualquer pessoa, mesmo aquelas que eu julgo inaptas para as coisas da fé. Ora, que eu guarde meus julgamentos para mim mesma: o Poder de Deus é ousado, ilimitado. Não se fia em rótulos e preconceitos, não se acovarda diante de estereótipos, não depende sequer da nossa fé insegura para atuar e salvar. Pois veja só o exemplo de Josué. Que tipo de homem oraria a Deus pedindo que o sol e a lua se detivessem em seus lugares diante de toda uma nação? Você oraria assim no horário nobre em rede nacional de TV? Pois Josué orou. E o Senhor o atendeu. Porque aquele não era apenas um homem louco pedindo algo impossível, era um homem que conhecia o Deus que tinha e sabia que não havia limites para Seu poder. Então Josué viu a vitória.

Somos fracos, é verdade. Mesmo para entregar um folheto com uma mensagem bíblica, às vezes é preciso muito esforço. Colocá-lo na caixa de correio é bem fácil. Sei disso porque decidimos distribuir algumas dessa mensagens enquanto vamos para nossa caminhada diária. E algumas caixas de correio parecem bem mais amigáveis com seus sorrisos de metal que algumas pessoas... mas quando eu chegar ao Céu não vou encontrar caixas de correio, vou encontrar pessoas, e não quero que essas pessoas me digam: "Oi! Morava a duas quadras da sua casa e estou feliz porque na minha viagem ao Japão encontrei Jesus! Agora poderemos conversar um pouco mais aqui...", muito menos "Nossa, você por aqui também! Eu jamais desconfiaria". Quero encontrar no Céu pessoas que lembrem de mim como alguém que as ajudou a pensarem em Deus, e se aproximarem mais dEle. E não mais alguém que elas lembram de algum lugar... Se através da minha vida algumas pessoas, aqui mesmo na Terra, tiverem vontade de conhecer ao meu Deus, eu já ficarei bem feliz. Então tenho de orar por isso, trabalhar por isso, deixar que o Espírito me mova!

O texto bíblico de hoje termina dizendo que Josué, após a vitória, voltou com Israel a Gilgal, palavra que quer dizer "aliança com Deus". A ousadia de viver o cristianismo em sua totalidade é resultado de uma aliança com Deus. Partindo dessa aliança, estamos prontos para qualquer batalha, desafio, prodígio, pronunciamento na TV. E ao fim de tudo, jamais voltaremos para Gilgal sozinhos.

Nenhum comentário: