terça-feira, 14 de junho de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 31

Texto Bíblico do dia:

Romanos 13: 11 - 12 - "E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes. A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Dar testemunho de Cristo em detrimento dos modelos que o mundo me indica.

Meditando:

Hoje aconteceu uma coisa engraçada enquanto eu navegava na internet. Ao consultar um site de buscas usando a palavra "Deus", percebi que junto com o resultado das buscas apareceu uma pequena propaganda de um site de downloads que dizia: "Download Deus for free!". Claro que aquela propaganda estava programada para fazer aparecer nela qualquer palavra que eu digitasse na minha busca, a fim de me influenciar a visitar aquele site para conseguir o que eu queria. e é claro que a graça de Deus é surpreendente. Mas acho que Deus ainda não está em formato de programa para ser baixado de graça na internet, embora isso fosse uma notícia agradável para muitos. Já imaginou?

- Fulana, estou com problemas. Tenho sentido necessidade de compreender mais a vida, minha existência, a existência da dor e da morte nesse mundo...

- Ah, não se preocupe. Vá a este site de downloads e baixe o programa Deus 3.0 e você vai encontrar todas as suas respostas. Ele tem três utilitários maravilhosos: Pai, Filho e Espírito Santo, e ainda conta com um serviço de composição de e-mail que manda sua oração diretamente para o trono celestial!

- Eu já tentei, mas o site está congestionado, fica dando mensagens de erro por causa do número de acessos... está pior que o orkut.

Imaginação á parte, outro dia encontrei, de verdade, num site de downloads, um programa que diz quem você foi na sua suposta vida passada, a partir somente de sua data de nascimento. Acho que quem nasceu no mesmo dia tem que tirar par ou ímpar. E ainda assim um dos comentários sobre o programa diz: "achei tudo o que eu queria!". Se Deus estivesse mesmo disponível para download, acho que muita gente também ía ficar feliz e dizer que achou tudo que queria: um Deus manipulável, controlável, adaptável a suas necessidades, com recursos funcionando conforme sua vontade, interface intuitiva e amigável, aparência modificável (bastando apenas baixar uma "skin" de Deus que agradasse mais ao seu gosto), menu "Help" para solucionar todas as dúvidas, menu "Milagre" para solucionar todos os problemas, e o indefectível x lá no topo para encerrar o programa a qualquer momento. Poderia mesmo ser um programa aberto, para que programadores sugerissem novas modificações que melhor servissem ao usuário. Todos iriam, realmente, adorar Deus! Só há um grande problema com o Deus 3.0: criar nossa própria imagem de Deus e adorá-la é uma forma perversa de idolatria.

Lendo a Bíblia fico maravilhada em ver como Deus se tornou acessível à humanidade através do plano da salvação. antes da morte de Jesus, somente os sacerdotes podiam levar ofertas e sacrifício,s somente os hebreus podiam ser chamados filhos e filhas de Deus, somente os que observavam o Dia da Expiação eram considerados corretos, somente os que seguiam as leis poderiam ser chamados justos. Após a morte de Jesus, todo aquele que invoca o nome do Senhor será salvo (Romanos 10: 12 - 13), fomos todos adotados como filhos de Deus (Gálatas 3:26 - 29, 4:4 - 7), fazemos o que é certo ao cumprir a Sua vontade (Romanos 12:1) e somos justificados pela fé em Cristo (I João 2:29, João 3:16). *

Não precisamos enfrentar sites congestionados para acessar o trono da graça. A questão é: para quê o fazemos? Um dos principais motivos que os antigos sacerdotes tinham para isso era oferecer sacrifícios. Mas hoje, alguns sacerdotes modernos pregam ao povo um Deus que não exige sacrifício nenhum, dizendo que Cristo já fez o sacrifício, e nós colhemos apenas as bênçãos. Isso é reduzir Deus a um utilitário confortável. O sacrifício maior de Cristo nos mostrou que o caminho para a salvação passa pela via dolorosa. Portanto, ao acessar a Deus hoje, eu tenho de lhe oferecer meu sacrifício vivo, que é cumprir a Sua vontade ao invés da minha. Os filhos têm, por Cristo, livre acesso ao Pai. Mas os filhos amam ao Pai, por isso sua felicidade é agradar a Ele e não a si mesmos. Todo acesso que temos existe para nos proporcionar essa felicidade, não a felicidade terrena, daqueles que ainda não conheceram o privilégio de serem chamados filhos de Deus, pois essa felicidade mesquinha tem um prazo de validade muito curto e uma gama estreita de cores berrantes. A felicidade de servir a Deus ao invés de querer ser servido por Ele, é o tipo de felicidade que se encontra mesmo nas cores mais sombrias, pois mesmo quando as cores não deixam ver a luz, tem-se a certeza que ela está presente apontando para a eternidade. Seja dia perfeito ou trevas, estamos vestidos com as armas desta luz, as quais somente a nossa vontade pode destruir. A despeito do mundo ao redor, que trabalha para me oferecer o mais confortável, o mais adaptável ao meu gosto e necessidade, meu cristianismo tem que dar testemunho de um amor muito maior que este mundo. Um amor que atravessa a atmosfera, cruza o espaço sideral e as inimagináveis distâncias para se colocar diante de um Ser e dizer-lhe: "agrada-me fazer a Tua vontade, ó Deus" (Salmo 40: 8).


*Fonte de pesquisa: A Bíblia da Mulher, SBB, pág. 1419.

Nenhum comentário: