domingo, 5 de junho de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 22

Texto Bíblico do dia:

I Coríntios 4:1 - 2 - "Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Ser fiel a Sua fidelidade.

Meditando:

A novidade de hoje, que é também um dos frutos desta jornada, é que meu marido disse que eu estou bem mais calma. Para as pessoas que me conhecem apenas de vista isso não quer dizer lá grande coisa. A maioria dessas pessoas têm a impressão de que eu sou mesmo a pessoa mais calma do mundo. Mas só porque é muito fácil confundir educação, solicitude, timidez ou introspecção com calma. Se elas me conhecessem mais de perto, veriam que sou naturalmente uma pessoa extremamente ansiosa, a ponto de chegar a ser obsessiva algumas vezes, e isso, mais do que me fazer sofrer, faz sofrer aos que estão mais perto de mim, que também são aqueles que mais amo.

Não raro, quando estou numa dessas comuns crises de ansiedade, eu absorvo mais facilmente toda a tensão do cotidiano, e canalizo tudo para meus relacionamentos mais íntimos, com palavras e ações impulsivas e equivocadas. Um erro terrível, que venho lutando por anos para tentar dominar, mas que normalmente me domina, restando apenas pedir perdão - algo em que tive que me tornar perita para tentar preservar o amor.

Mas que amor humano pode resistir a uma pancada todo dia? Ainda que o perdão seja concedido, as marcas ficam. E quando repisadas, ficam mais e mais fundas, criando cicatrizes, que por sua vez tiram a sensibilidade inicial daquela parte do corpo. Meu dedo indicador esquerdo tem uma cicatriz profunda de quando eu tinha dez anos, e até hoje, no local, eu não tenho o mesmo tato. Está aqui a marca insensível. Imagine como é com o coração das pessoas. Chega uma hora que o perdão o cicatriza, mas ele já não consegue sentir mais amor.

Deixei de ter experiências muito felizes por causa deste meu defeito. Identificá-lo, bem como a seus efeitos nunca bastou para superá-lo. Por isso fiquei maravilhada quando meu marido deu mostras de que estou progredindo, e o consegui em um espaço relativamente curto de tempo. A causa? Obra e graça divinas, claro!

O texto bíblico nos diz que os homens devem nos considerar ministros de Cristo. Meu dicionário de bolso diz que ministro é: 1 - Aquele que executa projetos de outro. 2 - Chefe de um ministério. 3 - Enviado diplomático. Para que eu execute os projetos de Cristo, lidere o Seu ministério aqui na Terra, e vá ao mundo como representante dEle, preciso antes de tudo identificar aquilo que não me recomenda como cristão. Se os governos da Terra não escolheriam qualquer um para tais missões, o que dizer do Governo Divino? Ministrar também é sinônimo de administrar um remédio, aplicar uma receita, e como eu posso recomendar a Cristo como solução se a minha vida é um notório problema? Que crédito um paciente daria a um nutricionista obeso?

Mas identificar o problema apenas não basta. É preciso haver mudança efetiva, caso contrário o pecador se resumirá a um ser amargo e infeliz, frustrado e com a auto-estima lá embaixo. Por isso o versículo continua: "Que os homens nos considerem... despenseiros dos mistérios de Deus". Aqueles que guardam os mistérios de Deus. Guardar aqui não significa armazenar, mas justamente o oposto: distribuir. Pois se quem guarda a despensa a mantiver fechada, todos morrerão de fome, certo? Portanto, é mister que sejamos aqueles que distribuem os mistérios de Deus. E que mistérios são esses? Minha mãe saberia explicar melhor. Ela conheceu hoje mesmo um desses mistérios quando meu marido lhe disse que eu tenho andado bem mais calma. "Quem? Luciana? Aquela criatura estressada, ansiosa, nervosa, chorona, TPMica, que quer fazer tudo ao seu tempo, do seu jeito, e é capaz de enlouquecer qualquer santo quando não consegue o que quer? No meio de tantas atribulações está bem mais calma? Só pode ser um mistério de Deus!". O amor transformador de Deus é um mistério. Não sabemos ao certo quando ou como ele atua, mas ele chega até nós e nos enche. Depois começa a transbordar. E atinge todos ao nosso redor. Pronto: estão abertas as despesas do Céu! Bênçãos se multiplicam sem medida e são distribuídas a todos que delas necessitam.

Como não amar esse Amor? Como não ser fiel a essa Fidelidade?

Nenhum comentário: