segunda-feira, 6 de junho de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 23

Texto Bíblico do dia:

Hebreus 10: 19 - 23 - "Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus,
pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa"

I Tessalonicenses 5: 17: "Orai sem cessar."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Alegrar-me em Sua justiça.

Meditando:

Andei refletindo em como o pensamento humano expandiu-se ao longo dos tempos, como o próprio universo em que está inserido. Durante muito tempo esse universo foi tratado como mistério a que estávamos submissos. Depois, durante longo anos, o homem passou a ser o centro das discussões e conseqüentemente do seu universo - importava o que ele era e podia ser. Rousseau defendia um homem essencialmente bom. Depois voltaram-se para a sociedade, disseram que ela governava o homem, por isso era o contexto social o universo a ser estudado. Marx desmascarou as estruturas societárias. Mas o mundo começou a ficar pequeno para a mente humana, e o pensamento foi buscar a máxima abstração para ousar nos segredos de um universo bem maior. Einstein suplantou limites. As galáxias, os sistemas, os buracos-negros, o tempo, velocidade e espaço em escalas gigantescas de medida. E o universo mensurável pareceu-nos alcançável. Aí está a diferença entre o ponto de onde saímos e o ponto onde estamos: no primeiro, o inalcançável nos submetia, agora, abraçamos o inalcançável. Grandeza e distância vão perdendo sua força. Seguindo essa trajetória,o pensamento teológico nunca pregou um Deus tão próximo a nós. O infinito cabe no banco vazio ao lado.

E ainda assim tudo que vejo ao chegar em casa é a sujeira que o cachorro da vizinha fez em frente ao meu portão. Hoje, amanhã, depois de amanhã. Fico irritada. Milhares de outras casas ao redor, tinha que ser justamente na minha? Isso só acontece comigo! A vizinha, que mal conheço, se reduz a uma criatura mal-educada. O cachorro, a meu arqui-inimigo. Saio de casa sem cumprimentar meus vizinhos (nunca nos encontramos), ando sem olhar no rosto das pessoas, desvio delas como de obstáculos. E ao voltar para casa, lá está a sujeira do cachorro em frente ao meu portão. Fico irritada, mas desta vez comigo. Milhares de outras casas ao redor - e eu só olho pra minha? De repente compreendo que a vizinha e seu cachorro não passam de concepções que eu forjei. Não conheço nem um, nem outro. Não conheço nenhum dos meus vizinhos. Não sei quem são as pessoas que passam por mim, na rua. Quantas delas encontrarão sujeira em frente ao portão também? Quantas deles não querem entrar pelo portão? Quantas não têm onde entrar? O universo vai crescendo ao meu redor até eu me dar conta de quão ínfimo é o meu portão.

A infelicidade humana está em insistir em pensar pequeno diante do universo imenso que a cerca. Ódio, mágoa, inveja, dor e afins formam um espetáculo de desgraças que é construído, freqüentemente, em palcos de 20cm x 20 cm, pequenos o bastante para caber apenas um ser humano e seu universo de mesquinharias. Isso não põe em cheque apenas anos e anos de idéias, de conquistas primorosas do pensamento humano, mas acaba com a possibilidade de Deus. Sim, pois Deus não pode existir para um ser humano que insiste em pensar pequeno. A grandeza divina cabe no banco ao lado, mas não se reduz a 1,75m por causa disso. Deus não é algo portátil que pode ser colocado onde quisermos, escondido no bolso quando convier, usado para servir individualmente, com fones de ouvido, e recarregado com baterias novas quando parece não responder. Deus é o tipo de inalcançável que você pode abraçar, mas não pode manipular.

Ele caminha ao teu lado. Mas não só vai estar onde quiser, como vai te levar para onde desejar, se você assim o permitir. Ele é teu amigo. E é provável que Ele passe horas numa reunião com você e seus amigos, mas em algum momento Ele vai te chamar para se juntar a outros amigos que Ele tem. E que talvez não sejam o tipo de amigos que você escolheria para passar suas horas. Deus vai estar sempre com você. Mas não vai te impedir ir para longe dEle. Não vai incomodar quando você quiser escondê-lO. Nem vai se importar de ficar na porta quando você quiser ir a lugares para os quais Ele não foi convidado. Mas depois não diga que Ele te perdeu de vista, quando foi você que o fez.. Deus é amor. Mas não vai fazer tudo o que você quer, nem ceder a suas emoções. Você pode dizer a Ele tudo o que sente. Mas tem que respeitar quando Ele preferir ficar calado. Ele é teu seguro abrigo. Mas você não escolhe os desabrigados que vão conviver com você. Ele é a tua luz, mas não é teu holofote, nem uma lanterna na tua mão.

Quero continuar pensando num Deus perto. Mas que nunca deixa de ser um Deus grande, diante do qual sei exatamente o tamanho que tenho, onde e com quem eu vivo.

Nenhum comentário: