quarta-feira, 22 de junho de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 39 (Misa Criolla)

Texto Bíblico do dia:

Salmo 34: 17 - 19 - "Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Descobrir o programa de Deus para a minha vida hoje (posso me dar um dia todo para descobrir isso).

Meditando:

Deus escolhe muitos meios para se revelar a nós. Não precisa ser o meio que esperamos. Não tem que ser no tempo que queremos. Mas o melhor é que às vezes Ele também se revela da forma que nos dá mais prazer. Hoje Ele me veio através do Glória da Misa Criola*, uma obra sacra do argentino Ariel Ramírez. Gosto dessa obra porque ela foi beber no sentimento do povo, suas melodias e ritmos sugerem a fé pura e simples de uma grande massa sul-americana sedenta de Deus e Sua justiça, satisfeita em dar-lhe graças. Obras assim, especialmente as que têm como referência outras culturas, são um grande exercício de sensibilidade - tanto musical como espiritual - e eu amo isso.

Das versões que ouvi da Missa Crioula, especialmente do Glória (uma parte da obra), a que mais me chamou atenção foi justamente a versão mais popular, aquela que foi difundida na voz de Mercedes Sosa. E não apenas sua voz poderosa me cativa, como a interpretação geral do coro e solista. É muito interessante perceber o acentuado contraste entre os dois andamentos que compõem a música. O primeiro, "carnavalito"**, é um andante festivo, cheio de cores, luzes, efervescente, e a voz de Mercedes tem algo de visceral a que o coro dá uma força imensa. A variação de intensidade tem uma única direção, que sugere a apoteose de todos os sentidos.

Mas é quando temos essa nítida impressão que entra o segundo movimento. Um largo, "Yaravi"***, que nessa versão em particular não tem o menor pudor de "estragar a festa". De repente, bruscamente, todos os sentidos, outrora exaltados, têm de se render a pianíssimos murmurados pelo coro e entrecortados apenas pela voz agora quase lúgubre da cantora. Comigo, particularmente, isso não acontece sem alguma dificuldade. Para onde foram todas as cores? Para onde foi a luz? A base harmônica, o "chão" de quem escuta a música, torna-se uma amplidão fria e trêmula que, embora plana, nos envolve ainda mais intensamente, justo agora que nosso espírito está quieto e contemplativo, com algo oprimindo ou comprimindo o peito, não sei ao certo... acho que escolheria o termo "comprimindo", porque o que pesa sobre o coração nesse momento é o peso do próprio ser. No entanto, nesta reflexão há paz.

"Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai,
Tu que tiras os pecados do mundo
Tem piedade de nós"



Depois de termos reconhecido a Deus e a nós mesmos nesse lugar, volta, também súbito, o "carnavalito". Voltam as cores, a efervescência, a força, o ritmo que por si só nos move em meio a festa dos sentidos. Mas agora compreendemos: isso tudo é uma ilusão. O que há no fundo de tudo isso, o que se esconde atrás dos sons fortes é o que realmente existe e perdura; um lugar onde a grandiosidade nos sufoca. Onde a leveza nos esmaga. Por trás do nosso mundo existe Deus. E a Ele deve ser dada toda a Glória. Tudo que encobre essa constatação é um breve torpor. Os começos, fins, recomeços, pausas, ciclos, tempos, perdem sua razão de ser quando o que é Eterno nos convida. É no encontro com Deus que descobrimos o que, de fato, é viver.



*Para ouvir a Misa Criolla (Windows Media ou Real Player), clicar AQUI

** carnavalito - se considera como la máxima expresión de alegría de un pueblo acostumbrado a la vida dura y escueta, y ha de ejecutarse alegre e inocentemente como si jugaran felices todos.

*** El Yaraví es "la canción más triste del mundo", en opinión de muchos conocedores que la oyeron en lo alto de los Andes sudamericanos.

Um comentário:

Daniela disse...

2005? Que coisa linda esse post. Como perdi isso? E tb acho a voz da Mercedes uma coisa do outro mundo. E acho que se adequa demais a essa música!

Lindo demais, Lu. Amei!Obrigada!