domingo, 12 de junho de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 29

Texto Bíblico do dia:

Salmo 18: 1 -3 - "Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. Invoco o Senhor, que é digno de louvor, e sou salvo dos meus inimigos."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Descobrir qual o nome pelo qual Deus responderá hoje. (Hoje eu o chamei El Deot)

Meditando:

Uma coisa boba, mas interessante de procurar são os "porquês" do amor. Eu, por exemplo, tem dias que amo meu marido porque ele faz uma farofa divina. É o marido cozinheiro. Noutro dia me pego amando-o porque encontro um cartão escondido, que ele pretendia me dar de surpresa. É o marido romântico. Noutro, amo-o porque ele lava a louça sem que eu precise pedir. É o marido companheiro. Noutro, porque passamos tempo conversando e rindo muito. É o marido amigo. Noutro, porque estou de TPM e ainda assim ele ouve todas as besteiras que digo e depois me abraça. É o marido Jó. Mas tem dias que eu não consigo encontrar nenhum fato específico que justifique meu amor naquele dia. Ele não fez nada de especial, mas eu o amo. É o marido, ponto.

Hoje Deus me fez ver que com Ele é assim também. Há dias em que vemos claramente Deus agindo em nossa vida. Um fato específico nos leva a perceber Sua existência se comunicando com nossa existência, e Ele revela uma face de Sua personalidade. Foi assim também com o povo de Deus nos relatos bíblicos. Para o povo hebreu, por exemplo, o nome era algo muito importante. Então Deus usava um nome para que o povo O chamasse, de acordo com um determinado fato. Esse nome revelava algo sobre Sua existência, Suas ações, Seu caráter, Sua função na história do povo. Dessa forma podemos descobrir algo sobre Deus em cada nome que Ele usa na Bíblia. Olhando esses nomes abaixo*, você consegue se lembrar também de um modo especial como Ele se revelou a você em certo momento de sua vida?

Aará - Meu Pastor
Adon Hakavod - Rei da Glória
Adonai - Senhor
Attiq Yômin - Antigo de Dias
El Caná - O Deus zeloso
El Deot - O Deus das Sabedorias
El Elah - Todo Poderoso
El Elhôhê Israel - Deus de Israel
El Ôlam - Deus Eterno
El Raí - O Deus que tudo vê
El Roi - Deus que vê
El Shadai - Deus Todo Poderoso
Eliom - Altíssimo
Elohim - Criador
Eloi - Senhor de todas as coisas
Gibbor - Poderoso
Jehoshua - Javé é a Salvação
Jeová Eloheka - O Senhor teu Deus
Jeová Hosseu - O Senhor que nos criou
Jeová Jaser - O Senhor é Reto
Jeová Jiré - O Senhor provê
Jeová Nissi - O Senhor é a minha bandeira
Jeová Sabbaoth - Senhor dos Exércitos
Jeová Shalom - O Senhor é paz
Jeová Shammah - O Senhor está presente
Jeová Tsidikenu - O Senhor é a nossa justiça
Javé Maccadeshkem - O Senhor que te santifica (Ex 31.13).
Javé Raah - O Senhor é o meu Pastor (Sl 23.1).
Javé El Gmolah - O Senhor Deus da recompensa (Jr 51.56).
Javé Nakeh - O Senhor que fere (Ez 7.9).
Kadosh - Santo
Kadosh Israel - Santo de Israel
Malah Brit - O Anjo da Aliança
Maor - Criador da Luz
Margen - Protetor
Nikadiskim - Que nos santifica
Palet - Libertador
Rafá - Que cura
Robeca - Que te sara
Salvaon - Senhor Todo Poderoso
Shaphatar - Juiz
Yaveh El Elion Norah - O Senhor Deus Altíssimo é Tremendo
Yaveh Tiçavaot - Senhor das Hostes Celestiais
Yeshua - Jesus = Iavé é salvação
Yohanan ou Yehohanan - Nome no sentido de DEUS se compadeceu, teve misericórdia
Yhvh - Nome impronunciável Deus

Quando estive enferma, eu descobri o Deus Rafá, que cura. Quando estava com medo, descobri o Deus Margen, protetor. Quando fui enganada, descobri o Jeová Tsidikenu, a minha justiça. Quando me senti sem forças para lutar, descobri Jeová Sabbaoth, o Senhor dos Exércitos. Seria capaz de citar um ou mais fatos de minha vida para cada nome acima. Mas, sabe, tem dias que não acontece nada de especial. Se tirarmos todo o discurso poético do milagre de acordar, respirar, ter o coração batendo, vamos nos deparar com dias bem "normais" em que nenhum fato nos remete necessariamente a uma clara atuação divina. Há dias também em que as coisas vão muito mal, e parece até que Deus saiu par almoçar porque não conseguimos entrar em contato com Ele de jeito nenhum!

Nesses dias temos de lembrar que o nosso Deus é antes de tudo, Javé (Yahweh), o grande Deus Eu Sou. Esse nome significa "O Auto-Existente" (de Ex 3.14, “Eu Sou o Que Sou”). Ele foi dado a Moisés no meio de uma sarça ardente, que queimava e não consumia, demonstrando assim a realidade eterna e soberana que se auto-sustenta e se autodetermina. Deus Poderoso, que existe e reina para sempre, vida que não se consome, é isso que Javé quer dizer. É isso que Deus é. Então não há porque duvidarmos que Ele está, neste exato momento, existindo e atuando em nossas vidas. Ainda que não consigamos perceber! Yahweh, é também o nome do relacionamento entre o verdadeiro Deus e Seu povo, e, quando usado na Bíblia, enfatiza a santidade de Deus, o Seu ódio pelo pecado e amor aos pecadores.Ou seja, quando parecer não haver motivos para continuar crendo, a fé tem que brotar do próprio relacionamento com Deus, ainda que não haja fatos concretos, palpáveis ou inteligíveis. Deus existe. Já temos um motivo para amá-lO.

*Fonte de pesquisa:
http://www.vivos.com.br/43.htm
http://www.desafiojovemdesantos.hpg.ig.com.br/estudosbiblicos.html
Bíblia de Genebra, p. 82. A auto-revelação de Deus.

Nenhum comentário: