quinta-feira, 2 de junho de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 19

Texto Bíblico do dia:

I Pedro 4: 7 - 11 - "Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração; tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração; servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Pensar menos nos meus problemas e mais no que posso fazer pelo meu semelhante. Não limitar o poder de Deus.

Meditando:

Hoje amanheci um pouco triste. Mesmo depois do culto e orações, uma nuvem cinza mantinha-se estacionada por sobre meus olhos. E eu sabia o porquê, embora não o quisesse confessar. Ouvi dizer que não devemos duvidar que Deus sabe todas as nossas necessidades, e pareceu-me que pedir a mesma coisa muitas vezes a Deus poderia importuná-lo. Até que li: "À tarde, pela manhã e ao meio-dia farei as minhas queixas e lamentarei; e Ele ouvirá a minha voz" (Salmo 55:16 e 17). Sim, Deus sabe de todas as nossas necessidades. Mas não somos capazes de importuná-lo. Então resolvi pedir uma vez mais.

Faz cerca de um ano que oro por nossa vida profissional, pois tanto eu como meu marido estamos desempregados. As poucas oportunidades que surgiram não deram certo por vários motivos, o último, por causa do sábado. Durante esse tempo de oração e espera, nada tem nos faltado, pois Deus envia pequenos projetos que têm nos permitido viver bem, com as contas em dia, alimentação e saúde. A única coisa que incomoda é não podermos fazer planos. E eu tenho procurado ver nisso uma bênção também: aprender a depender completamente da direção divina, sendo grata pelo pão de cada dia, que afinal é o que Ele nos prometeu suprir. No entanto, de vez em quando, a minha paz se vai por causa da instabilidade. Deus sabe o quanto sou uma pessoa apegada à estabilidade nas coisas da vida. E defeito ou qualidade, eu coloquei mais um vez esta inquietação diante dEle. Então me aconteceu algo diferente das outras vezes. Eu o ouvi dizer, dentro de mim: "Eu vou responder". E a paz retornou. Estava acostumada a ouvir: "A minha graça te basta". Mas desta vez foi diferente. Eu senti que em breve tudo vai ficar bem. E por hora isso basta para que eu me agarre de novo à paz. Ele vai me responder.

Mas enquanto isso, o que eu faço? O texto bíblico de hoje responde: "servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu". Enquanto Deus prepara a minha resposta, eu tenho de me ocupar em servir. Então não haverá espaço para dúvida, desânimo ou qualquer pensamento egoísta que feche o canal para as bênçãos de Deus.

Já conversei bastante sobre isso com minha mãe. Tanto eu como ela sentimos que Deus nos escolhe muitas vezes para tarefas que não nos julgamos capazes de exercer, e isso geralmente diz respeito a pessoas. Minha mãe, já várias vezes, foi chamada a cuidar de pessoas à beira da morte. De alguma forma Deus a colocou na vida daquelas pessoas, num mesmo momento: no último. E ela tinha de cuidar, confortar, chorar, sorrir, dar carinho, mostrar a Deus. Tudo isso para depois ver aquela pessoa morrer, algumas vezes em seus braços. E ela não acha essa tarefa menos difícil do que eu e você achamos! No entanto Deus a chamou enquanto ela esperava uma resposta dEle, e a primeira coisa que Ele fez, vejam só, foi fazer a ela outra pergunta: "Aceita o desafio?". Durante o tempo em cuidou dessas pessoas ela descobriu um novo tipo de alegria, um amor imenso, capaz de cobrir "uma multidão de pecados" - os pecados que a atormentavam! Foi assim, com a resposta dela, que Deus começou a dar a resposta dEle.

Durante esta jornada tenho percebido que, além de problemas pessoais, Deus tem permitido chegar até mim mais um bocado generoso de problemas de outras pessoas. Elas chegam a mim justamente do momento em que estou buscando forças para resolver os meus problemas. Sinto Deus movendo suavemente meu pescoço, da direção do meu umbigo, para a direção dos meus irmãos. Então descubro as forças de que preciso no ato de me mover para ajudá-los de alguma forma, com o pouco que tenho, com o dom que Cristo me deu para glorificá-lo. Lembro que foi assim ao longo da minha vida. E às vezes eu me revoltava dizendo: "Senhor, mas será possível que Tu só me colocas na vida das pessoas para eu ajudá-las de alguma forma e depois vê-las partir?! Quando vais mandar alguém que me ajude também e fique comigo?!!" Bem, Deus concedeu a resposta que eu necessitava, e então descobri que todo aquele exercício de ajudar os outros, era para me preparar para receber a resposta dEle para mim. Sem toda a experiência de relacionamentos que passei, não estaria pronta. Seria como receber hoje uma ferrari de presente, e ficar só olhando para ela, porque não sei dirigir nem tenho habilitação!

"...Tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros". Esse "antes de tudo" não está aí à toa. Deus vai me responder. Mas, antes de tudo, espera uma resposta de mim também.

Nenhum comentário: