segunda-feira, 30 de maio de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 16

Texto Bíblico do dia:

Salmo 81: 13 - 16 - "Oxalá me escutasse o meu povo! oxalá Israel andasse nos meus caminhos! Em breve eu abateria os seus inimigos, e voltaria a minha mão contra os seus adversários. Os que odeiam ao Senhor o adulariam, e a sorte deles seria eterna. E eu te sustentaria com o trigo mais fino; e com o mel saído da rocha eu te saciaria."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Verificar se o meu caminho está sendo o caminho de Deus

Meditando:

Hoje, na faculdade, minha turma da disciplina de Didática discutiu sobre o papel do educador. E eu partilhei uma experiência minha que ilustra como vejo esse papel. Falei que quando era criança, meus pais não tinha condições de comprar livros para mim que não fossem aqueles pedidos da lista da escola, e isso já era um grande sacrifício. Antes que as aulas começassem eu lia todos aqueles livros - especialmente o de português - e me dava por satisfeita.

Mas um dia eu fiquei doente, não pude ir à escola por alguns dias e minha mãe trouxe um presente. Era um livro chamado "O pintinho amarelinho", e eu fiquei de tal modo encantada com ele que depois de o reler "trocentas" vezes, senti necessidade de ler outro daquele. O "livro de português" pareceu-me, de repente, muito pouco. Eu queria saber a história de outros bichos, outras pessoas, outros mundos que pudessem ser desvendados de capa a capa de um só fôlego. E como meus pais ainda não tinha condição de me comprar mais livros, e resolvi escrever. Escrevi "Flipinho, o peixinho", "A Rosa", "Ana e a Cidade", "A origem do sorriso" e mais um bocado de pequenas obras que vocês não verão em livraria alguma, mas eu guardo carinhosamente em meu armário, como um passaporte que me levou a horizontes fantásticos.

Para mim, o papel do educador é esse: fazer seus alunos sentirem necessidades que eles nem sabiam que tinham até então. E deixar que essas necessidades os conduzam além das limitações de suas realidades imediatas. Um educador é aquele que apresenta perspectivas e cria expectativas a partir de potencialidades que ele descobriu existir em seu aluno. Para tanto, ele precisa unir sua missão à vida daquele pequeno explorador, e retirar da própria vida os instrumentos que o guiarão na busca, então prazerosa e desejável, de horizontes mais amplos.

Pois não é assim mesmo que Deus nos educa? Sua Palavra cria em nós aspirações mais nobres, desejos mais puros, pensamentos elevados. Nela estão as perspectivas e expectativas de um plano especial para nossa vida. Mas é justamente na nossa vida onde ele vai operar tanto o querer como realizar (Filipenses 2:13), o prazer e o desejo de buscá-lO. Somente vivendo é que nos daremos conta de necessidades que nem julgávamos existir, e partiremos delas em busca de superar as limitações a que estivemos presos sem perceber. Por nos conhecer tão bem, Deus permite que as situações da vida criem oportunidades de aplicação prática de Sua Palavra e conseqüente crescimento. Ele não ignora nossas dificuldades pessoais, tanto que afirma que não nos sobrevirá "nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar" (I Coríntios 10:13). E assegura ainda: "Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança." (Jeremias 29:11) e "Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Romanos 8:18).

Duas frases me chamaram atenção na meditação de hoje e me acompanharam durante todo o dia. A primeira diz que Deus utiliza mais das circunstâncias para nos tornar semelhantes a Jesus do que a nossa leitura da Bíblia, e a razão é simples: passo uma hora lendo a Bíblia, e 23 horas me defrontando com as circunstâncias da vida. A segunda frase diz que eu nunca saberei que Deus é tudo que eu preciso até que Ele seja tudo o que eu tiver. Ambas as frases me fazem pensar que a vida que Deus me ofereceu, é a mesma vida que me oferecerá a Ele um pouco mais, cada dia, se eu me deixar ver que a vida aponta esta necessidade.

O texto bíblico de hoje afirma que, mesmo andando em Seu caminho, eu ainda estarei sujeita a batalhas e embates com os inimigos. Mas também me garante que em meio a essas dificuldades Deus me susterá com o que de melhor Ele tiver, os desafios da vida serão minha oportunidade de provar as delícias do Seu amor.

Nenhum comentário: