domingo, 29 de maio de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 15

Texto Bíblico do dia:

Mateus 7: 24-27 - "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Começar a praticar com a tenacidade de alguém que lança o fundamento de sua casa sobre a Rocha. Cavar a Rocha para firmar-me nela.

Meditando:

Ontem a física, hoje os fenômenos físicos. O texto bíblico acima nos leva a refletir sobre o aprendizado prático da Palavra de Deus. Na ilustração das casas construídas sobre a rocha e sobre a areia, Jesus enfatiza o resultado, mas eu me permiti divagar um pouco pelos meios.

Imaginei o primeiro homem resolvendo edificar sua casa sobre a rocha. E à minha mente vêm o homem contemplando um belo lugar, talvez porque todos os lugares com rochas que já vi constituem paisagens muito bonitas. Vejo o homem admirando o local perfeito, com uma visão fantástica que ele desejaria ver todos os dias ao acordar. Em seguida, ele olha para a rocha, e vê que o trabalho será difícil. Então olha mais uma vez para a paisagem e... decide começar. Lançar o fundamento da casa é a tarefa mais difícil. Em alguns momentos ele teve de cavar a rocha, e isso lhe causou ferimentos, calos, dores, tristezas. O trabalho foi demorado e penoso, mas sem desistir, enfim, ele conseguiu firmar um bom alicerce. Construir o restante da casa foi mais fácil, embora também trabalhoso. Mas suas mãos e braços estavam mais fortes, seu ânimo renovado por ter concluído a parte mais difícil. E logo ele pôde desfrutar de sua segura morada.

Este é o homem que ouve a Palavra de Deus e a pratica. Ao ouví-la ele descobre nela algo que sempre desejou intimamente. As promessas, a paz, o bem ali contidos respondem a todas as aspirações de seu espírito, e são algo que ele desejaria ter consigo a cada manhã. Mas então percebe que isso só será possível se ele viver de acordo com o que a Palavra lhe ensina, e para isso será preciso um trabalho longo e penoso dentro de si mesmo. A construção de um lugar onde o Espírito Santo possa habitar também pode causar ferimentos, dores, calos, tristezas até! No começo será mais difícil, pois adequar nossa vida aos princípios divinos exige mudanças profundas e muita comunhão com Deus. Praticar a Sua Palavra - construir a casa - não significa querer mudar a si mesmo com muito esforço e força de vontade, mas submeter a própria vontade à Vontade de Deus, e para isso usar a Força Divina, que se obtém pela fé. É no âmbito da fé e no seu processo de crescimento que se dão todas as batalhas. Em alguns momentos será preciso cavar a Rocha - procurar a Deus com lágrimas, com o rosto em terra - para alcançar um firme fundamento. Mas cada vitória tornará o espírito mais forte e animado para as novas batalhas, até o ponto em que chuvas, torrentes e ventos não ameaçam mais. Este é o ponto em que se pode dizer: "vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2:20).

O homem que não pratica a Palavra de Deus, é aquele que ao encontrá-la tem a mesma reação: ao ouví-la ele descobre nela algo que sempre desejou intimamente. As promessas, a paz, o bem ali contidos respondem a todas as aspirações de seu espírito, e são algo que ele desejaria ter consigo a cada manhã. Mas quando ele se depara com a possibilidade de um trabalho longo e penoso prefere ir procurar outras paisagens... ah, sim, há mesmo muitas paisagens belas por aí. Mas só a Rocha serve para quem quer um seguro abrigo. Vieram as chuvas, as torrentes e os ventos, e o homem que construiu sobre a areia teve de deixar aquela paisagem. Mais ferido na tormenta que se machucaria na construção de uma casa firme sobre a rocha. Terá ido em busca de outras paisagens? Terá compreendido que para ter a paisagem confortando perpetuamente seu espírito teria também de tornar-se parte inamovível dela?

Agora vejo dois quadros. No primeiro, um homem errante, cansado, tão ferido que seria capaz de jurar a si mesmo nunca mais tentar construir uma casa outra vez. "Não vale a pena, todas as casas são iguais. Você se empolga, gasta tempo e suor nela, e depois ela cai bem em cima de você, e Deus não faz nada pra mudar isso", ele diria. Bem, é o que alguns dizem da religião que professavam também. Mas sabe, no outro quadro eu vejo um homem feliz. Ele também sofreu, mas pensou não só na casa e na paisagem - poderíamos dizer por analogia, na religião e nas vantagens de ser cristão - mas compreendeu a necessidade de um firme fundamento em que pudesse alicerçar tudo aquilo. Alguns também dizem isso da própria religião, e esses são os que encontraram a Deus pelo praticar Sua Palavra. O homem que construiu sua casa sobre a Rocha não precisa de outras paisagens transitórias para satisfazer seu espírito, mas a cada dia encontra uma nova beleza escondida ao redor de sua casa. Nesta ele abriga sua família, suas realizações, as coisas que mais gosta, os sonhos que o movem. Este homem senta na varanda da casa a cada pôr-do-sol, onde sorri e canta. E seu canto ouvido daqui, onde estou, me faz lembrar ainda outros homens que cantam com o mesmo sorriso a sua religião, que é a sua casa:

"Da Igreja o fundamento é Cristo, o Salvador
E nEle ela descansa, é forte em Seu amor
Em Cristo edificada, bem firme ficará
Pois sobre a Rocha eterna jamais se abalará.

A Pedra mui preciosa que Deus providenciou,
Sustenta pedras vivas que a graça trabalhou;
Sejamos sempre unidos, vivendo em plena luz
E a glória desta Igreja será do Rei Jesus.

Em meio às duras lutas que deve confrontar,
Espera a Igreja, em Cristo, um dia triunfar,
Pois a visão gloriosa enfim se cumprirá
E a Igreja vitoriosa em paz repousará."

(Hino 504 - Hinário Adventista)

Nenhum comentário: