quinta-feira, 19 de maio de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 05

Texto Bíblico do dia:

João 6: 47-51 - "Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

"Não entristeçais o Espírito" (Efésios 4:30): continuar deixando que Ele faça a obra que começou em mim.

Meditando:

E não é que o Espírito Santo me ajudou a conseguir mesmo compor uma música? Foi a minha primeira composição. Embora eu aprecie e estude música há algum tempo, me considero chata demais para me permitir compor. Mas quase de brincadeira a melodia foi saindo e... aqui está. Vou trabalhar sua harmonia, acompanhamentos e ver se consigo mostrá-la à Igreja. A letra escolhida foi uma citação de Ellen White que diariamente a meditação nos aconselha a decorar. Como não sou boa nisso e meu marido menos ainda, acredito que a música nos ajudará bastante:

"Quem usa a completa armadura de Deus e separa algum tempo cada dia para meditar e orar e também para estudar as Escrituras, estará ligado ao Céu e terá uma influência transformadora e salvadora sobre os que o rodeiam. Terá importantes pensamentos, nobres aspirações e claras percepções da verdade e da obra de Deus. Anelará pela pureza, pela luz, pelo amor, e por todas as graças celestiais." (Testemonies, vol. 5, pág. 112)

Mais uma prova do que refletir nas coisas de Deus pode nos levar a fazer: algo bom que jamais nos imaginaríamos capazes de fazer. Lembro que a primeira vez que tentei compor foi quando estudava piano com um amigo meu, e ele acreditava que eu tinha talento (era tão generoso...), por isso me incentivava a compor letras e músicas. Quanto às letras eu já tinha alguma familiaridade porque gosto muito de escrever. Mas quanto à música... embora eu até tenha tentado, o resultado foi desastroso. E antes que eu a terminasse, meu generoso amigo que também era sincero, me disse que aquela música estava positivamente muito ruim. O fato virou motivo de risada, mas também me serviu para guardar uma certa reserva quanto a arte de compor. Ainda mais depois que ampliei meus horizontes musicais, vindo a conhecer melhor os grandes mestres da música erudita: "como alguém pode se atrever a compor depois de ouvir Bach?", eu me perguntava.

Porém, enquanto era orientada a refletir na Palavra de Deus me ocorreu que eu poderia tentar compor algo para Cristo. E não tinha que ser uma sinfonia, um concerto, uma sonata, um oratório, não precisava sequer ser erudito. Só uma música que traduzisse meu sentimento diante daquelas palavras inspiradas. E neste ato de reflexão, o Espírito me falou ao coração e meu deu uma pequena mas significativa (ao menos para mim) graça.

O que é refletir? De acordo com a análise etimológica feita pela filósofa Marilena Chauí, refletir é uma palavra formada pelo radical "re", que quer dizer novamente, e "fletir", que vem de flexão, flexionar, um verbo que sugere ação. Refletir seria assim, literalmente, se debruçar novamente sobre uma mesma idéia. Refletir sobre a Palavra de Deus, seria então deter-se sobre Ela, revendo antigos (pré) conceitos e formulando novas maneiras de agir em conformidade com Seus princípios. No ato de refletir, o pecador pode encontrar na Bíblia uma resposta nova e poderosa para vencer suas fraquezas, e ainda que ache que jamais conseguiria fazê-lo, o Espírito Santo o convence de isso é possível e faz o trabalho nele. A parte daquele pecador foi apenas buscar a Bíblia para aplicá-la às suas necessidades, todo o trabalho duro é obra de Deus no espírito que se abre para Ele.

A experiência de refletir na Palavra de Deus não nos conduzirá de pronto a um caráter igual ao de Deus. Assim como eu não poderia na minha primeira composição fazer mais que um hino singelo. Mas de passo em passo vamos permitindo Deus desenvolver nosso ser novamente à Sua semelhança, e cada conquista será sentida com indizível prazer. Pode ser uma pequena vitória, a que o tempo acrescenta harmonia e acompanhamento celestiais. Pode ser algo que só você saiba, a sua melodia particular. Pode ser algo que as pessoas de alguma forma percebam que mudou em você, e se ponham a imitar, como quando aprendemos uma canção que nos cativa. O fato é que a reflexão - e a ação que indubitavelmente decorre do ato de refletir - sempre nos aproximará um pouco mais de nosso Pai. A ponto de, quando chegar ao Céu, você ser capaz de reconhecer de forma bem familiar a música dos coros angelicais.

Nenhum comentário: