sábado, 28 de maio de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 14

Texto Bíblico do dia:

Deuteronômio 31: 24 - 26 - "Ora, tendo Moisés acabado de escrever num livro todas as palavras desta lei, deu ordem aos levitas que levavam a arca do pacto do Senhor, dizendo: Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca do pacto do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra vós."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Contemplar a Cristo para obter a motivação correta para mudar meu comportamento e levar minha vida.

Meditando:

Estamos cogitando fazer um concurso para o qual terei que estudar um pouco de física. Não me animo muito com a perspectiva, já que todas as minhas opções de estudo nos últimos anos têm se voltado para o lado das ciências humanas, e eu esperava lidar com números apenas no rodapé das páginas dos livros. Mas o que mais me incomoda é a sensação de que não tenho inteligência para compreender o pensamento físico. Esta impressão ficou desde os meus últimos anos na escola, especialmente um pouco antes de eu ter de me preparar para o vestibular. E, sinceramente, penso que isso tenha a ver com meus professores...

Infelizmente alguns deles não sabiam ensinar. E ao invés de nos explicar, só conseguiam nos levar a ter mais e mais medo daquela matéria que parecia tão confusa! Eu não tinha dúvidas quanto a uma coisa apenas: aqueles professores sabiam muito. Tinha um tipo de conhecimento que nós julgávamos quase "sagrado", algo revelado a poucos, um segredo que nossas pobres mentes mortais não conseguiam alcançar. O quadro se enchia de fórmulas e gráficos enquanto nós, embevecidos e prostrados, desenhávamos tudo em nossos cadernos sem saber o que fazer com aquilo. Muitos alunos ficaram com a pergunta engasgada na garganta até hoje: "Ok, professor, você já nos mostrou que sabe tudo. Agora, por favor, poderia nos ensinar?". E era aí que, na nossa imaginação, uma nuvem sobrenatural levantava o professor sobre nossas cabeças e compreendíamos que ele não poderia nos fazer entender, senão perderia pouco a pouco seu poder sobre nós.

Por causa desta minha experiência traumática com a física (e mais alguma aversão inata) eu sempre fugi dela. Contava com a sorte nos vestibulares, mas agora que estamos falando de um concurso que visa a um emprego, "sorte" não basta, e eu tremo só de pensar em me deparar novamente com o mundo tenebroso da física. Mais cedo ou mais tarde isso teria de acontecer.

Quando li o texto bíblico de hoje fiquei pensando nos israelitas, cheios de coisas importantes para aprender. Um enorme livro cheio de leis e leis que foram criadas para orientar sua vida em sociedade e individualmente, sua saúde, religiosidade, relacionamentos, e todos os âmbitos de sua vida secular, foi-lhes dado de repente, e imagino o quão confuso aquilo possa ter parecido a princípio. Eles passaram anos convivendo em meio ao povo egípcio, com aqueles costumes e cultura arraigados em sua própria identidade, em seu histórico de vida, e agora Moisés lhes pedia para fazer muito ao contrário do que estavam acostumados a fazer. Outras coisas eles simplesmente não tinham parado para analisar, porque nunca tinham julgado-as importantes. A forma como tratavam um ao outro, seus hábitos triviais do dia-a-dia, até mesmo sua forma de vestir e comer teriam de ser transformadas. Será que Deus não sabia o quanto isso era difícil para eles? Que isso poderia deixá-os com medo ou até levá-los a fugir dEle?

Sabia. Tanto que pediu que o livro da lei mosaica fosse colocada ao lado da arca da aliança. E o que significava a arca da aliança? A própria presença de Deus entre eles. Deus não estava preocupado em mostrar aos israelitas que tinha poder sobre eles, mas queria usar esse poder para tornar a vida deles melhor, se aproximar deles, fazê-los conhecer Seu amor. Por isso fez com que cada vez que os israelitas pensassem nas regras aparentemente tão difíceis daquele livro da lei mosaica, eles lembrassem que a presença de Deus estava bem ao lado, tornando-os capazes de entender a tudo pelo princípio do amor.

Volto aos meus professores para dizer: Deus não precisa nos mostrar que sabe tudo. Ele poderia ter ditado aos homens um livro com todos os mistérios da vida e da morte, os segredos do universo, a sabedoria da eternidade, a explicação para cada bem ou mal, a filosofia do infinito, a anatomia da onipotência. Mas nós pegaríamos esse livro em nossas mãos e continuaríamos perdidos e nos sentido sós. Deus poderia ter colocado nesse livro todas as provas de que Ele existe e é Deus. Mas isso não nos faria amá-lO. Ele poderia ter nos dado todas as respostas. E então, o que faríamos com elas? Duvido que sequer pudéssemos compreendê-las com nossa mente pequenina.

Então Deus inspirou homens a escreverem a Bíblia. E nela temos tudo, absolutamente tudo que precisamos para aprender a viver bem, conhecer a Deus e amá-lO. É nisso que Ele está interessado, que aprendamos a conhecê-lO, aprendamos Seu plano para nós, o resto não passa de vaidade. Ele não precisa ostentar poder. Tanto que colocou a nossa disposição todo o Seu poder a fim de que o conhecimento da Verdade seja nosso. Tanto que, quando Ele teve de optar, preferiu a cruz à glória. Sua graça não nos olha das nuvens ou de pedestais, ela nos busca! Deus se revela de muitas formas, procurando o caminho para que cada coração, individualmente possa compreendê-lo na essência do que Ele é: amor. Percebe do que estou falando? O Deus Todo Poderoso se mostrando a mim e a você da forma que melhor podemos compreendê-lO: através do amor. Cada vez que enxergamos o amor em nossa vida, estamos vendo a Deus. E através desse amor, nada parecerá difícil ou penoso. Não sentiremos mais vontade de fugir porque não haverá mais medo. E acharemos um sentido elevado em nossa vida para cada nova revelação que Ele nos fizer.

Nenhum comentário: