domingo, 22 de maio de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 08

Texto Bíblico do dia:

II Tessalonicenses 3: 1 - 5 - "Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada. como também o é entre vós, e para que sejamos livres de homens perversos e maus; porque a fé não é de todos. Mas fiel é o Senhor, o qual vos confirmará e guardará do maligno. E, quanto a vós, confiamos no Senhor que não só fazeis, mas fareis o que vos mandamos. Ora, o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus e na constância de Cristo."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Manter meu coração no amor de Deus e na constância de Cristo, para que a Palavra do Senhor se propague e seja glorificada.

Meditando:

Hoje nós decidimos caminhar. Demorou, mas decidimos. Já faz uma semana que não fazíamos nossa caminhada vespertina por causa das chuvas, que ainda estão caindo, provocando um magnetismo quase irresistível entre os corpos e suas respectivas camas. Nenhum de nós dois estávamos muito motivados a sair de casa, mas algo nos impeliu. E lá fomos nós.

Encontramos com uma lua linda. Primeiro, espreitando curiosa numa fenda entre duas grossas nuvens, depois se mostrando completa e perfeita na abóbada azul. Encontramos com a lua, e Deus estava nesse encontro. Encontramos também inesperadamente com uma árvore que produz minhas flores preferidas. E Deus estava nesse encontro. Por fim, encontramos com uma irmã querida, que já não víamos há algum tempo, e Deus estava mais uma vez na beleza desse encontro.

Ela nos contou que havia orado a Deus durante a tarde pedindo que Ele lhe mostrasse que ainda havia um modo de voltar ao caminho que Ele traçou para ela. Contou do modo como sua vida tem sido uma sucessão de tribulações nos últimos tempos, como tem se sentido fraca, e tem tido saudades de Deus. Ela nos disse que sua imagem de felicidade ficou dos momentos em que nos reuníamos para estudar a Bíblia - algo tão simples! - e suas lágrimas falaram que ela ainda desejava ter de novo aquela paz. Quem passasse por aquela avenida talvez não compreendesse o quadro: ela chorando, nós dois sorrindo. Mas estávamos os três profundamente agradecidos a Deus. E Ele estava ali, onde sempre esteve: no nosso caminhar.

"Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem é do homem que caminha o dirigir os seus passos." (Jeremias 10:23). Não precisamos necessariamente saber para onde estamos indo, mas com Quem estamos indo. Nossa parte é prosseguir caminhando, e o Espírito Santo nos fará ver a Deus ao longo do caminho nos encontros formidáveis que prepara para nós. "Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo."(Provérbios 6:22). Só temos que tomar uma decisão: caminhar. Não precisamos sequer saber onde estamos pisando. Estamos, de fato, caminhando sobre as palmas das mãos de Deus. "E guiarei os cegos por um caminho que não conhecem; fá-los-ei caminhar por veredas que não têm conhecido; tornarei as trevas em luz perante eles, e aplanados os caminhos escabrosos. Estas coisas lhes farei; e não os desampararei." (Isaias 42:16). Assim, quando o caminho parece confuso, andaremos ainda, sabendo que se pararmos, aí sim, estaremos perdidos.

Lembro que quando era criança, gostava de andar com meus primos e primas pelas dunas da praia de Muriú procurando pequenos "tesouros". Aquela paisagem de areia a perder de vista, cheia de vales e montes se abraçando nos entonteciam como um labirinto. Nós não estávamos preocupados com uma rota, mas com um objetivo: explorar a paisagem. E cada surpresa - uma raposa, um arbusto de frutas silvestres, uma árvore morta com um ninho em seus galhos - nos movia a caminhar mais e mais ainda, sem cansaço. Ao final da minha jornada espiritual, quero lembrar do meu caminho assim: um coleção de tesouros divinos que apreendi ao longo do caminhar. Não diviso início ou fim, quando contemplo o Alfa e o Ômega. Apenas caminho. Verdade e Vida me acompanharão. "Bondade e Misericórdia me seguirão todos os dias" (Salmo 23:6).

Nenhum comentário: