sexta-feira, 20 de maio de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 06

Texto Bíblico do dia:

Colossenses 3:15-17 - "E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Administrar com sabedoria os meios com que Ele me abençoou para que eu tenha uma vida feliz: tempo, saúde, inteligência, religião, etc.

Meditando:

Hoje é o sexto dia de jornada. Na cultura judaica, seis é um número de inquietação. E foi assim que cheguei até este dia: com uma paz inquieta se revolvendo cá dentro do peito. A semana que passou trouxe grandes bênçãos, mas também grandes preocupações. Graças a Deus, e a este contato com Ele, essas preocupações começaram a não me parecer mais tão grandes assim. Durante várias vezes ao longo de cada dia, me peguei me policiando para não focar o pensamento nos problemas que não dependiam de mim, e deixar que Deus realmente tomasse conta deles.

Então chegou o sexto dia. Mas chegou justamente no sétimo dia da semana, e pude ouvir a voz de Deus me dizendo: "É hora de descansar!". Ele mais que ninguém, mais que eu mesma, sabia o quanto eu estava cansada. Tanto de lutar para fazer algumas coisas, como de lutar para não tentar fazer outras coisas, entre essas últimas, aquelas que eu Lhe entreguei. Por isso me recebeu no sexto dia de jornada com o sétimo dia santificado, e também com as resposta de que eu necessitava para vivê-lo em paz. No fim da sexta-feira eu e meu marido obtivemos duas respostas que irão resolver grande parte de nossas preocupações. E eu me senti como a criança que recebe o presente do Pai na melhor hora que poderia haver, embora já o aguardasse ansiosa há tempos.

Todos os dias desta semana a meditação tem nos convidado a nos revestirmos da completa armadura de Deus. Isso é convite implícito a lutar. Mas quando observamos o texto bíblico que fala da armadura de Deus, em Efésios 6 - 10 - 18, observamos que o apóstolo Paulo dá grande ênfase ao "permanecer firmes". A idéia é repetida três vezes nessa citação, e no verso treze ele explica: "para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis". Ou seja, não basta estar preparado para lutar, mas permanecer firme depois que a batalha acabar.

Posso imaginar o quanto era difícil para um soldado romano lutar com todo aquele aparato. Quem já viu uma armadura dessas deve ter se espantado em como um homem poderia lutar com os movimentos tão limitados por um equipamento pesado e espesso em volta de todo o seu corpo. O primeiro desafio para o soldado ao vestir a armadura era manter o equilíbrio. Depois, coordenar cada um dos seus equipamentos, de modo a usá-los em seu favor, pois caso eles não fossem bem utilizados só apressariam sua derrota. Por fim, no confronto com o inimigo, ele deveria empenhar toda a sua força e concentração para manter-se de pé e não ser atingido. Pois ainda que ganhasse a batalha poderia sair dela com ferimentos mortais, que mais tarde o levariam a perder a vida. Por isso não bastava ao soldado usar uma armadura para ir à guerra, mas passar por um período de aprendizado a fim de desenvolver habilidades e táticas imprescindíveis a sua vitória.

Esses ensinamentos também estão implícitos no texto de Paulo sobre a batalha cristã. Diariamente travamos batalhas árduas contra as forças do Mal. E ao nos revestirmos da armadura de Deus devemos ter equilíbrio, discernimento para usar as armas certas no momento certo, sabedoria para saber nos defender, força e concentração para não nos desviarmos de nossos objetivos, e principalmente sensatez para não nos colocarmos no terreno de Satanás de tal forma que ele consiga nos atingir e, mesmo não provocando uma derrota imediata, consiga nos impingir uma ferida que pouco a pouco tirará a vida de nosso espírito. Tudo isso só pode ser conseguido se ouvirmos atentamente as instruções do Grande Comandante durante toda a batalha... não adianta querer tomar a armadura de Deus para lutar sem Ele à frente.

Depois de termos vencido tudo, precisamos permanecer inabaláveis. O meu cansaço no começo do dia me fez meditar nisso. Não basta apenas lutar, mas saber descansar à sombra do Onipotente. Não basta apenas ir para a batalha com a armadura de Deus, mas deixar que o próprio Deus nos ensine - ao longo do tempo - a batalhar com ela.

Nenhum comentário: