terça-feira, 17 de maio de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 03

Texto Bíblico do dia:

Oséias 6:1-6 - "Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará; fez a ferida, e no-la atará. Depois de dois dias nos ressuscitará: ao terceiro dia nos levantará, e viveremos diante dele. Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra. Que te farei, ó Efraim? que te farei, ó Judá? porque o vosso amor é como a nuvem da manhã, e como o orvalho que cedo passa. Por isso os abati pelos profetas; pela palavra da minha boca os matei; e os meus juízos a teu respeito sairão como a luz. Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos."
João 1:43-45 - "No dia seguinte Jesus resolveu partir para a Galiléia, e achando a Felipe disse-lhe: Segue-me. Ora, Felipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor, com um amor constante e bem alicerçado na Sua Palavra.

Meditando:

Vontade de orar. Foi assim que terminei o dia anterior. E esta vontade que vem crescendo desde o primeiro desta jornada teve hoje a oportunidade de ser posta em prática.

Acabo de chegar da igreja onde fui pregar. Antes do sermão foram feitos pedidos de oração e logo em seguida, uma irmã propôs que orássemos dez minutos de joelhos e terminássemos com um Pai-Nosso. "Dez minutos?", pensei, "este foi o tempo que planejei para a oração no culto pela manhã, que coincidência!". Quando dialogamos com alguém próximo e querido nem vemos o tempo passar. Dez minutos parecem um segundo. Muitas vezes virei noites conversando com amigas minhas. E o que são dez minutos com Deus para um cristão que ainda não sabe orar? Isso não é algo difícil de acontecer. A Bíblia diz que o Espírito Santo se compadece de nós e intercede fervorosamente porque nós não sabemos pedir (Romanos 8:26). O pior é que muitos de nós nem sabemos que não sabemos pedir.

Quando isso acontece, dez minutos de oração viram um relatório: coisas para agradecer, coisas para pedir perdão, coisas para implorar, e... e o que mais mesmo? An... Existem algumas frases feitas que são boas muletas para essas horas: "Obrigada pela vida, pelo ar que respiro, pelo alimento, pelo Teu amor, pela vida, ih, essa já foi...". "Tu és um Deus maravilhoso, grandioso, vitorioso, glorioso, majestoso, poderoso... e mais um monte de adjetivos terminado sem `oso´". E os dez minutos não passam. Tem outra lista boa para preencher o tempo: "Abençoa meu pai, minha mãe, minha irmã, meu amigo, o vizinho da prima da cunhada do irmão do meu chefe...". Os problemas das outras pessoas ocupam boa parte da oração. E se ainda assim não se preencher os dez minutos, pode-se dizer amém e ficar de de joelhos, olhos fechados, pensando na louça que tem para lavar em casa...

Dez minutos apenas! Será que consigo usá-los para falar tão somente de mim para Deus? A oração intercessória tem seu lugar também, mas será que consigo ter um tempo só para colocar diante de Deus o meu espírito, mente e coração abertamente? Consigo fugir das frases feitas e estabelecer um diálogo com Ele? Se sim, eu também deixo tempo em minha oração para silenciar e ouvir a Sua voz. Pois se eu não deixo Ele falar comigo, não é um diálogo, é um monólogo! Consigo me concentrar no silêncio, no vazio, e deixar que Ele suavemente o preencha com inspiração e paz? Se sim, não conseguirei dizer amém antes de dez minutos. Eles ainda serão pouco. Nenhum tempo é grande o suficiente para caber o Deus que eu conheço. Mas conheço?

Orar é uma forma de conhecer a Deus, e não um sacrifício. Por isso não faz sentido orar como quem paga penitência. O texto bíblico de hoje deixa isso claro. E somente se eu o conhecer, através da oração e da leitura de Sua Palavra, serei capaz de REconhecê-lo na minha vida, na minha religião, nos meus sonhos, nos meus relacionamentos, palavras, objetivos. "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor": conheçamos e O reconheçamos cada vez que Ele se revelar a nós. Foi assim com Felipe. Jesus não o hipnotizou para que ele O seguisse. Felipe já conhecia Jesus através da Lei e dos Profetas, certamente já estava acostumado com o "timbre" da voz de Deus na suas orações e diante de Cristo foi capaz de reconhecê-lO. Por isso não foi fácil aceitar seu convite e seguí-lO.

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." I Coríntios 15:58. O amor constante que Deus expressa anelar, pela boca do profeta Oséias, é resultado de uma entrega também constante, diária e sem reservas. Fomos orientados a respeito de duas coisas muito importantes quando a oração que deve ser elevada a Deus durante esta jornada. A primeira é que depois de nos entregarmos a Deus em oração, sem pressa, em atitude de meditação, devemos entregar pelo menos cinco pessoas em especial, que mais tarde serão convidadas a participar de um evento que reunirá a todos. Com isso o nosso tempo de oração hoje aumentou significativamente. Também não tive pressa em escolher as pessoas por quem estou orando, e não restringi a pessoas que poderão participar desse evento, mas a todos a quem me senti movida a orar. Quando nos enchemos do Espírito queremos, naturalmente, espalhar Seu perfume ao nosso redor. A segunda coisa importante é que orar por coisas materiais é apenas uma prova de falta de fé . Não devemos estar ansiosos por isso como se não conhecêssemos a Deus (Mateus 6:32). Ele sabe de nossos anseios financeiros, nossas necessidades seculares, e agora queremos nos propor a edificar o espírito. Portanto embora seja saudável contar-Lhe tudo que passa em nosso coração, devemos resistir à tentação de concentrar nossa atenção na matéria, mendigar-Lhe respostas imediatas ou insistir em nossa vontade, mas devemos buscar em primeiro lugar o Seu Reino e deixar que todas as outras coisas nos sejam acrescentadas. Não se deter na superfície. Não considerar nunca esta jornada como uma forma de barganha comportamental esperando que algo aconteça imediatamente. Não crer em vitória instantânea.

Ainda há muito para ouvir de Deus. Mas hoje já senti uma diferença significativa na hora de fazer o meu sermão. As idéias fluíram com muito mais clareza, com bem menos esforço intelectual, e em bem pouco tempo consegui organizar a mensagem de forma satisfatória. Na exposição a manifestação do Espírito Santo foi notória, estava no semblante das pessoas. Deus me deu já neste terceiro dia o privilégio de achar natural ser usada como instrumento em Suas mãos - embora eu nunca deixe de me maravilhar com isso. E quer fazer-me mais que um instrumento, mas uma morada do Seu Espírito. Foi o que sussurrou em meus ouvidos durante aqueles dez minutos de oração...

Nenhum comentário: