quarta-feira, 25 de maio de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 11

Texto Bíblico do dia:

I Tessalonicenses 4:1-2 - "Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como aprendestes de nós de que maneira deveis andar e agradar a Deus, assim como estais fazendo, nisso mesmo abundeis cada vez mais. Pois vós sabeis que preceitos vos temos dado pelo Senhor Jesus."
Marcos 11:20 - 24 - "Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes. Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste. Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Ter fé.

Meditando:

Algumas vezes sou dominada por um perfeccionismo teimoso. Agendo datas, programo horários, planejo mil atividades segundo uma ordem rigorosa, simétrica, perfeita conforme meu conceito cartesiano de perfeição. E muitas vezes tudo ocorre diferente do que eu esperava, algumas vezes porque era algo que não dependia só de mim, outras vezes porque eu não estava em condições de realizar aquilo que havia planejado da melhor forma naquele momento, e Deus providenciou para que eu terminasse aquilo depois.

Muitas vezes, por exemplo, desejei escrever um sermão inspirado naquele exato momento. E o sermão simplesmente não saiu. E eu fiquei triste, pensando: "Ô, Deus, cadê a inspiração que me prometeste?". Só depois eu conseguia enxergar que era preciso que eu passasse por certos fatos durante o dia (ou dias) para compreender melhor certas idéias e desenvolvê-las de um modo mais profundo por causa da minha experiência. Ontem mesmo me vi diante do computador querendo escrever esta reflexão a qualquer custo, forçando a mente para organizar e desenvolver idéias que não vinham. E quando o desânimo já começava a bater, veio pensamento: "talvez agora não seja o melhor tempo". De fato, percebi que estava com muito sono, não podia me conectar plenamente com Deus daquela forma e Sua negativa quanto a uma inspiração naquele momento era um claro "Eu sei do que você precisa, e agora você precisa descansar". Fui dormir pensando nisso, e daí veio a inspiração necessária para escrever.

Um dos nossos maiores defeitos é querer entender a Deus segundo nossos conceitos humanos de certo e errado, bom e mau, conveniente ou inconveniente, perfeito e desastroso. É como no canto. Numa das minhas primeiras aulas de técnica vocal minha professora alertou: "Confiem inteiramente na minha orientação. Às vezes você vai achar que está cantando lindo, e estará na verdade horrível. Outras vezes você se ouvirá cantando horrivelmente, e será esse exatamente o som correto a emitir." Na nossa vida espiritual também é assim. Às vezes achamos que estamos fazendo tudo certinho, e que Deus está orgulhoso de nós, mas de repente Ele nos mostra que não está tão feliz assim. Outras vezes achamos que nosso caso não tem solução, que somos os piores pecadores, e então encontramos a Deus em toda a Sua força.

Temos de estar atentos para o fato de que o homem tem deturpado tudo o que Deus nos deu. Ele nos deu alegria, o homem transformou-a em mera diversão. Deus nos deu amor, o homem transformou-o em egocentrismo. Deus nos deu prazer, o homem vinculou-o a autodestruição. Deus nos deu sentidos, o homem inventou meios de saturá-los ao invés de desenvolvê-los. Deus nos deu vida em abundância, o homem preferiu o lucro. Deus nos deu paz, mas não como o mundo a dá. Deus se deu ao homem, o homem se fez ídolo e matou a Deus. Depois de afastar-se tanto dos conceitos originais de Deus, mesmo o homem que quer voltar tem um caminho longo e acidentado a percorrer. Em nenhum momento podemos confiar em nosso próprio julgamento, seja quanto as circunstâncias da vida, seja quanto aos outros, seja quanto a nós mesmos. Temos de confiar apenas nas orientações dEle porque nós, tanto quanto os algozes de Cristo no Calvário, não sabemos o que estamos a fazer. (Lucas 23:34)

Deus respeita profundamente minhas limitações, por menores que me pareçam (a ponto de eu nem conseguir vê-las), e entra em cena quando estou preparada para superá-las. Por isso ao invés de me sentir frustrada, tenho procurado ver o respeito que Deus tem por mim agindo em minha vinda, guiando-me segundo o que Ele sabe ser o melhor para mim, e não o que eu penso ser. Embora nós, por outro lado, temos desaprendido gradativamente a desrespeitar tudo ao nosso redor e a nós mesmos, Ele é capaz de nos reintegrar no Seu plano original e corrigir - também gradativamente - essa grande soma de achismos, enganos e preconceitos que dominam nossa vontade.

Minha oração hoje é que eu tenha fé para permitir que Deus me conduza suavemente em cada pequena situação. Fé para não permitir que eu crie maneiras de tentar impressioná-lO ou parecer grande o suficiente. A figueira que parecia grande o suficiente acabou seca. Andar com Ele é a melhor forma de agradá-lO.

Nenhum comentário: