segunda-feira, 16 de maio de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 02

Texto Bíblico do dia:

Lucas 9:23 - 27 - "Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará. Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo? Porque, quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos. Mas em verdade vos digo: Alguns há, dos que estão aqui, que de modo nenhum provarão a morte até que vejam o reino de Deus."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Que as pessoas possam ver em mim um reflexo do que virá a ser o Reino dEle, e eu descubra esse Reino escondido em bênçãos no meu cotidiano.

Meditando:

A primeira constatação do dia é que seguir a Jesus não é fácil MESMO. Se fosse, ele não teria usado uma cruz como ilustração. E eu não acordaria com tanto sono hoje! Resolvemos acordar meia hora mais cedo para fazer nossa meditação com mais tranqüilidade. Acontece que fui dormir três horas mais tarde por causa da parte do trabalho que minha amiga da faculdade não fez, e eu tive de fazer. Até ontem isso não parecia tão significativo, mas às cinco e meia da manhã de hoje...

Seguir a Cristo não nos guarda de incidentes desse tipo no nosso relacionamento com amigos, familiares. Acabei saindo de casa mais chateada por causa de uma pequena discussão que tive com meu marido por causa da tinta da impressora: mais uma vez, o bendito trabalho! Meu humor, francamente, não estava nada bom. Mas antes mesmo de chegar à parada de ônibus eu lembrei do programa de Deus para a minha vida hoje e senti-me constrangida. "Ok, Senhor", eu orei, "já entendi que o tema que Tu separastes para mim hoje é: pessoas. Um tema muito pesado para um segundo dia, não? Por favor, me ajude que por eu mesma não sinto que conseguirei chegar ao fim de dia com meu humor restaurado. Agora só consigo pensar num modo de deixar claro à minha amiga, assim como o fiz com meu marido, que estou chateada, decepcionada e cansada. Ajude-me, mais uma vez eu te peço...".

Esta é outra grande diferença de começar o dia com Cristo. Se você não o faz, pode até orar e conversar com Ele ao longo do dia, mas não está ciente do propósito que Ele separou para você especificamente para aquele dia. Indo ao Seu encontro logo ao acordar, você consegue discernir melhor a Sua vontade - ainda que não consiga cumprí-la de pronto, e aí sim, o diálogo com Ele se torna muito mais produtivo. No meu caso, eu percebi que seguir a Cristo não me resguardaria de incidentes nos meus relacionamentos, mas percebi também que Ele usa esses incidentes para que trabalhemos melhor esses relacionamentos, para que haja crescimento através do exercício (doloroso) do perdão e da benignidade. Os incidentes podem, assim, se converter em bênçãos.

Nesse contexto os versículos que li hoje parecem enfáticos. "Negue-se a si mesmo" é uma frase simples de significado estrondoso. Cada vez que eu me nego, o outro passa a ocupar um lugar mais importante na minha vida, e num mundo que incentiva a primazia do Eu, não há cruz mais pesada que reprimir os impulsos de vingança, ressentimento e mágoa. A notícia bom é que não cabe a nós substituir esses maus sentimentos por outros bons. Isso é simplesmente impossível. O Espírito Santo é que atua em nós quando esvaziamo-nos do lixo, então Ele nos preenche e encontramos nEle a paz de que necessitamos, a capacidade de perdoar e tudo o mais necessário à restauração dos nossos relacionamentos.

"Alguns há, dos que estão aqui, que de modo nenhum provarão a morte até que vejam o reino de Deus.", disse Cristo. A primeira coisa que nos passa pela cabeça ao ler pela primeira vez essa passagem é que os discípulos irão ver um Reino literal, serão arrebatados ou coisa que o valha. Os discípulos também devem ter pensado que eles veriam a glória de um reino terrestre e isso deve tê-los animado bastante. Jesus não explica suas palavras, mas os fatos as explicam. Logo em seguida ocorre a transfiguração. E ali, Cristo, Moisés (representando os mortos que serão ressuscitados) e Elias (representando os fiéis que não passarão pela morte) se apresentam em aparência de glória diante de três discípulos como figura de um Reino porvir. O comentário da Bíblia de Genebra diz: "sugestões quanto ao sentido desta frase [a primeira deste parágrafo] incluem a Transfiguração, a ressurreição de Jesus, a ascensão, o Pentecostes, a disseminação do evangelho, a destruição de Jerusalém e o Segundo Advento". Creio na última hipótese. Mas esta e todas as outras hipóteses constituem revelações de um Reino, não o Reino em si. Cristo revelou a glória de Seu reino a discípulos que não lograram compreendê-la. E não é assim comigo? Quantas vezes durante o dia Deus me revela facetas do Seu Reino e eu simplesmente não consigo ver porque estou esperando que Ele me mostre o que eu quero ver? Quantas vezes Deus é sutil e simples em suas revelações, mas eu teimo em só querer vê-lO no místico e no grandioso? Quantas vezes o Reino de Deus se me revela em flashes diante dos meus olhos, que não o vêem porque eu quase nada conheço sobre a essência do Reino de Deus?

Hoje eu pude ver o Reino de Deus na cortesia de um homem. Na alegria de uma senhora. Na simpatia de um amigo. Na inteligência de uma frase. E quantos puderam ver o Reino de Deus se revelando em mim? Esta pergunta me faz voltar às pessoas. Aquelas que no início do dia eu culpei por meu mau humor. Sinto vontade de orar por elas, pelos problemas que as levaram a tomar certas decisões que eu me recusei a compreender. Que talvez eu nem venha a compreender de fato. Mas que Deus conhece e pode ajudar a mudar se julgar necessário, tal como mudou minha decisão de deixar-me estar magoada.

Acho que não poderia ir dormir com melhor desejo que esse: vontade orar. "Venha a nós o Teu Reino" para que eu e meu marido sejamos uma revelação do Teu Reino. "Venha a nós o Teu Reino" para que eu e aquela minha amiga sejamos uma revelação do Teu Reino. "Venha a nós o Teu Reino" para que eu contigo sejamos uma revelação do Teu Reino

Nenhum comentário: