quinta-feira, 26 de maio de 2005

40 dias procurando Luz - Dia 12

Texto Bíblico do dia:

I Tessalonicenses 2:13 - "Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes."
Juízes 16: 4 - 6 - "Depois disto se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.Então os chefes dos filisteus subiram a ter com ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderemos prevalecer contra ele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata. Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir."

O programa de Deus para a minha vida hoje:

Permanecer na Palavra de Deus, fazendo dela a minha guarda e do Seu Poder a minha força de modo que o mundo não possa me subjugar nem duvidar de onde essa força provém.

Meditando:

Durante esta jornada, uma das coisas que descobri é que preciso tomar muito cuidado com o que escrevo aqui. É que eu gosto muito de escrever. Me delicio em redigir textos, e quando eles tratam de assuntos que também gosto, o prazer é completo. Mas quando estou escrevendo sobre Deus não estou apenas redigindo um texto. Estou testemunhando, isso é, falando de algo que vivo, ou pelo menos que anseio sinceramente viver. Palavras bonitas e bem escritas podem encantar qualquer leitor generoso. Mas tudo que escrevo aqui tem que visar mais que um propósito estético, tem que ser sem hipocrisia, sem floreios de fachada. Falar de Deus é uma responsabilidade tremenda! E durante estes dias, mais que nunca, tenho sentido Ele me ensinando isso. Ao longo do dia sempre acontece algo que me remete a algo que escrevi, e me vejo imediatamente forçada a reprimir meu instinto pecador e pensar: "Ei, lembra o que você escreveu? Agora coloque em prática, vamos lá". Confesso a vocês que isso não é nada fácil. É constrangedor. É doloroso. É humilhante do ponto-de-vista humano. Me põe em situações constrangedoras. Me faz sentir em meio a um teste. Faz com que eu me depare com situações novas, difíceis, tensas e inesperadas, exigindo resposta rápidas e cada vez mais elaboradas. E o resultado de tudo isso é que eu me sinto MUITO BEM! Esta verificação só me dá mais certeza do quanto Deus se importa comigo e está trabalhando arduamente em meu favor. Como posso entristecer sabendo que só pode haver um grande propósito por trás de tudo isso?

Como diz o texto bíblico, precisamos receber a Palavra de Deus tal como ela é, e não como palavra de homens. Podemos passar anos sentados nos bancos da igreja ouvindo sermões, palestras, seminários, que aceitamos racionalmente, e até concordamos com base na lógica e na sensatez. Mas isso não pode ser apenas palavras de homens. Se for, chegará um tempo em que essas palavras parecerão repetitivas e vazias, quando vazios estamos nós! Quando recebemos a sã doutrina como Palavra de Deus ela opera em nós. Isso quer dizer que nós a internalizamos, vivenciamos, a reconhecemos como algo dirigido diretamente a nós. O resultado é uma transformação efetiva.

Não sei se já aconteceu com você, mas comigo acontece sempre. Quando aprendo uma nova palavra, de uma hora para outra parece que todo mundo resolveu usar a tal palavra. Por exemplo: se eu senti necessidade de usar certa palavra, e indo ao dicionário encontrei como sinônimo perfeito a palavra "tergiversar", nos dias seguintes me encontro várias vezes com a palavra tergiversar. Parece que todo mundo resolveu usá-la de repente! A verdade é que todo mundo já a usava, mas eu a ignorava tranquilamente porque eu ainda não tinha precisado dela, nem sabia que precisaria. Simplesmente pulava a palavra e procurava entender a frase pelo contexto, automaticamente. A palavra não tinha significado para mim, logo eu não a percebia. Do momento que eu a incorporei verdadeiramente ao meu vocabulário, ela ganhou importância especial. E eu não a deixarei mais passar despercebida em nenhum texto onde antes a ignorava.

Com a Palavra de Deus o processo é parecido. Ela não é realmente significativa até que sintamos necessidade dela. Então, um dia, abrimos a Bíblia e lendo aquele velho texto pela 68746ª vez, descobrimos ali algo maravilhoso, extraordinário, fantástico, lindo! Na verdade já ouvimos aquela idéia repetida 687486788 vezes nos sermões na igreja, mas de repente ela ganha um significado especial, porque fala à nossa vida precisamente. A partir daí, passamos a vivenciar a Palavra de Deus, e ela opera em nós mudanças significativas, enriquecendo nosso "vocabulário espiritual". A diferença se fará notar quando ouvirmos a idéia repetida num próximo sermão. Ao contrário do que fazíamos antes de conhecer pessoalmente aquela Palavra, não bocejaremos, não olharemos par ao relógio, não olharemos para o sapato da irmã ao lado. Sentiremos o coração arder e pensaremos "Glória a Deus! É exatamente isso mesmo! Eu sei que é assim, e isso é incrível!". E você ficará ansioso por ouvir aquilo novamente em um próximo sermão.

Sabe, tenho aprendido que constantemente o Maligno nos assalta com pequenas e grandes provações, que Deus permite para que cresçamos. Parece que todo o sentido da existência dele está na frase de Dalila: "Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir". Acontece que não podemos responder ao Maligno com uma lista de versículos bíblicos que pegamos na concordância atrás da Bíblia, ou uma mensagem bonitinha em formato power point que recebemos pela internet. O Diabo também sabe fazer isso, e faz muito melhor que nós e ninguém pode resistir ao Diabo com lindas palavras vazias. A única forma de respondermos a seus assaltos é com a Palavra de Deus que vivemos, que praticamos, que realmente nos auxilia porque significa muito em nossa experiência espiritual. Essa sim deve ser a nossa grande força, e contra ela, não há nenhum outro poder.

Nenhum comentário: