domingo, 11 de maio de 2008

11. DEDICAÇÃO - Projeto Imagem e Semelhança

Original: Revelation – David Phelps
Versão: Luciana D. Teixeira de Araújo

Em oração eu te pedi:
“Brilhe tua face sobre mim”.
E um anjo bom trouxe luz,
tocou-me com a graça celestial.
Este anjo da vida
depôs em mim um lindo ser
que hoje eu venho te oferecer.

Eu posso ver teu amor
mais forte que nunca, mais real.
A salvação e a criação
eu vejo através desse inocente olhar.
Me entregaste teu filho
E me deste um filho meu
Que hoje eu venho a Ti dedicar.

Protege esta bênção com teu amor,
Não deixes o mal lhe tocar.
Firma na Rocha seu coração,
Concede-lhe o dom de amar.
Nunca deixes que esqueça
que ele é teu, Senhor
pois ele eu te dou.

A quem mais posso entregar
meu frágil bebê e ter paz?
se até eu temo ao ver
seus pequenos braços a se abrir pra mim
Que ao se abrir recebam
Teu abraço, teu amor
Porque eu, eu também, frágil sou.
Mas eu e o meu lar vamos servir ao Senhor.


“...escolhei hoje a quem haveis de servir (...) Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24:15


Uma das cerimônias da nossa igreja que mais me emociona é a Dedicação de Crianças. E não é de agora, desde a primeira que assisti, lágrimas me vêm aos olhos. Um casamento ou um batismo podem ser bem mais vistosos, mas a Dedicação me comove em sua simplicidade. Os pais, a criança, o pastor, uma oração. Mas quão significativo é este momento!

Este ritual nasceu em Israel (Êxodo 13: 2; 12 – 16; 22: 29 – 30; 34: 19 – 20) e se perpetuou entre os judeus ao longo dos séculos: “A dedicação do primogênito teve sua origem nos primitivos tempos. Deus prometera dar o Primogênito do Céu para salvar os pecadores. Este dom devia ser reconhecido em todas as famílias pela consagração do primogênito. Devia ser consagrado ao sacerdócio, como representante de Cristo entre os homens” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 42)

Quando uma família de Israel apresentava seu filho no templo, estava também recordando a Páscoa, pois a última praga que Deus enviou ao Egito, e aquela que fez com que o Faraó deixasse o povo de Deus ir, foi a morte dos primogênitos, da qual só escaparam aqueles que marcaram suas portas com o sangue de um Cordeiro, apontando para o posterior sacrifício de Cristo, o inocente Cordeiro de Deus. “Assim a lei para a apresentação do primogênito se tornava particularmente significativa. Ao mesmo tempo que era uma comemoração da maravilhosa libertação dos filhos de Israel, prefigurava um livramento maior, a ser operado pelo unigênito Filho de Deus. Como o sangue espargido nos umbrais da ponta havia salvo o primogênito de Israel, assim o sangue de Cristo tem poder para salvar o mundo” (Idem, pág. 43)

Hoje a Dedicação de Crianças acontece tanto com meninos como meninas, primogênitos ou não. Apresentando nossos filhos no templo, lembramos que Deus nos deu Seu filho para que todos fôssemos salvos. E entregamos os nossos Filhos a Ele para que lhe sejam consagrados, pois dEle mesmo vieram como mais uma dádiva celestial.

Na dedicação também afirmamos perante toda a congregação que faremos de tudo para tornar nossos filhos bons cristãos. Que cuidaremos de sua vida espiritual até que eles próprios possam faze-lo por si próprios. Isso não garante que teremos filhos cristãos pelo resto da vida, mas significa que daremos o melhor nesse sentido, porque acreditamos que esse é o caminho para que sejam felizes. A família que se apresenta ao Senhor com seus filhos está dizendo a Deus que quer ir junta ao Céu, e que vai cultivar um pedacinho deste céu todos os dias em seu lar.

A Dedicação é particularmente importante para mim porque tive na concepção desta criança uma experiência marcante com a misericórdia divina. Um dia, quando eu estava muito desanimada depois de algumas tentativas, orei pedindo que Deus mandasse um anjo até mim. A Bíblia deixa claro que Ele usa anjos para cumprir seus desígnios para a morte e para vida. Pedi que um anjo da vida tocasse meu ventre. E naquele mesmo mês engravidei. Como eu poderia não apresentar ao Senhor a dádiva que Ele pôs dentro de mim?

Nenhum comentário: