sexta-feira, 2 de maio de 2008

2. APRENDENDO A ESPERAR - Projeto Imagem e Semelhança

Original: Gentle Savior – David Phelps
Versão: Luciana D. Teixeira de Araújo

Quatro luas
para o planejar,
Nove meses
até o encontrar.
Mas uma vida inteira para tê-lo aqui...
O tempo é um desafio
se um sonho está por vir.

(Refrão)
Aprendendo a esperar
posso perceber teus sinais.
Aprendendo a esperar -
posso crer e conhecer
muito mais
esperando.

Muitos reinos
até o Teu chegar.
Tantos vivem
por Ti a suspirar;
Mas uma eternidade pra Te abraçar
Será um sonho bem real
pra quem soube aguardar

Como um bebê se aquieta nos braços da mãe
A minh´alma fiz calar e sossegar em Ti.
Como uma mãe que espera o filho do seu ventre chegar
Anseio por Ti

Agora sei
como Te esperar


"...fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo" Salmo 131:2


Vivemos num tempo onde impera a velocidade. Não se pode “perder tempo”. Profissionalmente é mais valorizado aquele que faz mais, no menor tempo. Relacionamentos duram cada vez menos e substituem-se sem grandes intervalos. O ritmo de vida das pessoas é acelerado, e muitas não conseguem nem mesmo se alimentar bem, conversar com a família, contemplar um pôr-do-sol, ouvir os sons suaves escondidos entre os ruídos cotidianos. O Deus que instituiu um dia para o descanso e a restauração tem sido esquecido – ninguém parece ter mais tempo para Ele. Acontece que o próprio tempo cobra, através do corpo e do espírito, todo esse desrespeito com o ritmo apropriado do viver. Não podemos viver para sempre a arrogância de conseguirmos tudo que queremos pra já. Em algum momento a vida vai dizer “pare”, e eu e você teremos de esperar.

Comigo aconteceu quando decidi engravidar. Passei muito tempo achando que para isso bastaria cessar a contracepção e pronto – teria um lindo bebê crescendo dentro de mim no mesmo mês. “Afinal não somos tão eficientes em evitar filhos? Deve ser porque é bem fácil concebe-los!”, eu pensava. Mas não foi assim. Tive que esperar quatro longos meses (e nunca meses pareceram tão longos) até ser abençoada com uma gestação. Muitas amigas minhas ainda esperam seu tempo chegar, algumas há anos. O corpo, até então considerado nosso mero serviçal, pode se mostrar cruel quando revela que nem tudo nele está sob nosso controle. É doloroso para nos, que fomos ensinados a “poder tudo”, nos deparar com o intransponível. Nesse momento Deus mostra que no fim de toda nossa auto-suficiência é Ele quem subsiste Eterno e Onipotente. Só Ele é o doador de tudo que temos, e o amparo para o que não temos.

Durante esta espera para engravidar aprendi muito, muito mesmo sobre Deus, sobre mim mesma e sobre a vida. Hoje sei coisas sobre o funcionamento da minha mente e corpo que não poderia saber de outra maneira. Sou mais sensível a alguns sentimentos que antes me eram indiferentes. E tudo isso me fez uma pessoa muito melhor, uma mulher bem mais apta a gerar um filho e compreender o que isso significa.

Ainda tive que esperar mais nove longos meses (esses passaram mais rápidos) até ver a face do meu filho. Outro período de ansiedade, aprendizado, crescimento e sensações únicas, que só o tempo de espera poderia me proporcionar. Uma mãe também foi gerada nesses nove meses, dia a dia descobrindo algo novo e surpreendente.

Saber esperar é um dom que Deus nos faz provar de várias maneiras. E é imprescindível que nós, cristãos, que aguardamos a volta do Amado, saibamos esperar também. Não se trata só de crer na volta de Jesus, mas amá-la, desejá-la com palavras, pensamentos e ações, viver por isso como se nada mais valesse tanto. Como quando uma mulher deseja um filho (Gênesis 30:1), como quando o aguarda no ventre.

Mas esperar, eu disse, é um dom. Só aprenderemos a esperar quando repousarmos nossa alma no colo do Altíssimo, e na quietude de Seus braços, ajustarmos nosso ritmo ao ritmo do Céu.

Um comentário:

Luciana Teixeira disse...

Compus esta letra inspirada por um fato curioso. No primeiro mÊs em que tentei engravidar sem sucesso, certo dia, enquanto tentava escrever algo, me veio um pensamento tão claro elímpido à mente que me parecia ter ouvido uma voz: "Você engravidará depois de quatro luas". No começo achei que tinha sido mera imaginação, embora aquele pensamento não tivesse conexão com nada lógico. Mas de fato, depois de 4 luas, veio meu pequeno Vinícius.