sábado, 5 de fevereiro de 2005

01 – Porque Ele é fiel - FIEL A TODA PROVA - Reflexões para o acampamento de carnaval 2005

Dinâmica*:
Solicita-se que dois ou mais competidores se apresentem no meio do grupo. Cada um receberá uma caixa de fósforo, que deverá ser aberta somente com uma das mãos e, uma vez aberta, tirar um palito de fósforo e acendê-lo. O primeiro que conseguir é vencedor.

“Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro.” (I João 4:19)

Desde muito cedo somos ensinados que as pequenas e grandes vitórias da vida são fruto de nossa própria capacidade, e quanto mais individual for o mérito, mais vistosa parece a vitória. Sua mãe bateu palmas quando você conseguiu amarrar os tênis sozinho, alguns colegas o invejaram quando você tirou dez naquela prova para a qual estudou sozinho, você sentiu-se orgulhoso quanto aquela idéia que você teve sozinho deu certo. Na vida social somos constantemente avaliados, mas poucas vezes leva-se em conta o contexto dos seus relacionamentos. Nos esportes é fácil verificar isso: uma boa partida de futebol é a soma do esforço de onze jogadores unidos, mas só aparece no telejornal quem faz o gol. E isso se repete no âmbito profissional, emocional, e freqüentemente também na vida religiosa. Gostamos de conseguir coisas por nós próprios, isso nos faz sentir independentes, e a independência nos faz sentir fortes.

Mas se observarmos a natureza, que é uma das mais incríveis revelações divinas, veremos que tudo funciona melhor quando em conjunto. Desde os grandes ecossistemas, com a precisão de suas cadeias alimentares, a organização das colônias e grupos de animais, todos com funções definidas que se completam, até os menores detalhes do nosso corpo, como a perfeita sincronia de cada um dos nossos dez dedos, duas mãos, duas orelhas, dois olhos, duas pernas, dois braços, incontáveis poros ou milhões de fios de cabelo. Podemos até levar a vida sem um membro do grupo: está aí Lula sem o mindinho para comprovar! Mas certamente a vida ficará mais complicada, em maior ou menor grau, se faltar um membro na execução de certas tarefas. Eu, por exemplo, já tentei acender um fósforo usando uma mão só, e apesar de ter conseguido, consegui também uma pequena queimadura. Então você pode perguntar: “Mas para quê você precisa acender uma caixa de fósforos com uma mão só sem tem duas mãos disponíveis?”. A resposta é óbvia mas desafia outras perguntas mais profundas: porque eu quis escolher o caminho mais difícil.

Muitas pessoas que não compreenderam ainda a natureza do caráter divino, escolhem todos os dias viver sua crença da forma mais difícil: sozinhas. E eu tenho certeza que a grande maioria delas têm até as melhores intenções: querem realmente ser pessoas melhores, querem de verdade fazer o bem, querem sinceramente ser justas e fiéis. Mas por acharem que o resultado virá dos seus próprios esforços e méritos, elas não conseguem seu objetivo, e sofrem com uma desanimadora frustração. Das boas intenções para o legalismo é um passo, um largo passo para longe de Deus.

Precisamos compreender muito bem o cristianismo bíblico antes de tomarmos qualquer decisão ao lado de Jesus. Antes de tudo, precisamos desassociar dependência de fraqueza, e entender que com Deus, dependência quer dizer vitória. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, e Deus, em sua própria natureza não é um só: é Pai, Filho e Espírito Santo. Portanto esse imenso vazio que todo ser humano luta por tentar preencher tem o tamanho exato de Deus. Somos seres criados para andar junto com Deus, como fazia Adão antes do pecado. E andar com Deus é o conceito bíblico de perfeição, e não “fazer tudo certinho”, como o conceito humano prega. Você conhece a história de Enoque, um homem tão perfeito que foi tomado por Deus. E a sua perfeição não era ser o primeiro a chegar no culto JA, nem dar o dízimo da mesada, nem “dar um fora” naquela menina não cristã que estava a fim dele. Enoque fazia o que era certo porque andava com Deus e sabia que longe dEle não havia bem algum que lhe preenchesse o espírito. Tudo o mais era apenas conseqüência dessa amizade. “Eu sou a videira; vós sois os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:05).

Na vida espiritual, certo é quando deixamos que Deus haja em nós, errado é quando decidimos fazer sozinhos. E não há espaço para meio-termos. Se você decidir hoje que quer ser um servo fiel, terá primeiro de reconhecer que é totalmente incapaz de ser fiel sozinho. Terá de aceitar que se for fiel, é porque Deus é fiel o bastante para lhe dar forças em sua decisão. E terá de entender que a a benigndidade de Deus dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração (Salmo 100:5), portanto você falhará, mas Deus, nunca. E Ele quer permanecer ao seu lado eternamente.

Quer saber quem é fiel a toda prova? Leia o Salmo 119: 140 “A tua palavra é fiel a toda prova, por isso o teu servo a ama.”E é a Palavra de Deus, em sua fidelidade inexorável que diz: “quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8: 35 – 39). Na verdade, somente você é capaz de se separar do amor de Deus, quando decide escolher o caminho mais difícil: aquele em que Deus não está.

Neste momento, estamos todos perante Deus por intermédio do seu Espírito. E ele nos olha a todos com o mesmo olhar, não importa que você se ache um adventista exemplar ou o pior de todos os pecadores, um candidato perfeito a um bom cargo na igreja, ou um caso sem solução, do qual todos já desistiram, inclusive você. Neste momento Deus vê em todos nós os traços do Seu Filho Jesus Cristo. E quer andar conosco. Não adianta que tenham preparado as mais lindas programações, não importa o quão belas e animadas sejam as músicas, não importa o quanto você se divirta com seus amigos, não importa que você escute palavras bonitas e orações fervorosas, não importa toda a beleza e alegria se você não andar com Deus em tudo isso. É a sua decisão de estar ao lado dEle a cada momento que fará a diferença entre os momentos mais marcantes da sua vida, ou só mais um acampamento de carnaval.

Esqueça a sua força, ou a força que você acha que tem, e aprenda a depender do Ser mais poderoso da universo. Esqueça seu egoísmo, e dependa de quem realmente sabe o que é melhor para você. Esqueça de si mesmo, e lembre de levar Jesus com você: então qualquer caminho, será o melhor caminho, qualquer momento, será o melhor momento, qualquer lugar, será o melhor lugar.


*As idéias das dinâmicas foram retiradas do site http://www.advir.com.br/JA

Nenhum comentário: