domingo, 26 de agosto de 2001

Uma página

"Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E dizendo isto, expirou". As palavras de Lucas 23:46 foram as últimas que ele leu em voz alta antes de deixar a Bíblia sobre a pilha de processos judiciais, e curvar o rosto para esconder uma lágrima tímida.

Eu fiquei alguns segundos sem reação. Estava acostumada a vê-lo sempre sorrindo, com um comentário bem-humorado pronto a ser disparado. De vez em quando cantava o trecho de alguma música que ouvira na festa da noite passada, e brincava com todas as situações, de modo que era impossível para qualquer pessoa ficar melancólica em sua presença. No entanto, naquela tarde, ele havia parado bem na minha frente e perguntado com uma seriedade atípica em seu olhar:

- Me fale de seu Deus. Meus pais já me falaram algo há muito tempo, mas eu nunca de fato O conheci. Não entendo o que você conhece sobre Ele, que te faz recusar ir a todas as festas, ou ir ao bar na sexta-feira. O que você sabe sobre ele que faz você parecer tão decidida em fazer coisas que não parecem inteligentes, como achar divertido passar o sábado na sua igreja?

Esse é um daqueles momentos em que você sente que precisa pensar rápido, mas não tanto que não caiba uma oração nesse pensamento. Eu propus que ele lesse algo comigo, para que descobrisse por si mesmo o porquê desse meu amor que ele considerava tão louco, tão intocável acima de todos os outros amores. Naquele dia a Bíblia estava ali, providencialmente colocada na minha bolsa, e falaria por si própria. Abri-a em Lucas, e pedi que ele lesse apenas uma página, o relato de Lucas 23, que considero o que melhor descreve o sacrifício de Jesus. Enquanto ele lia, eu fazia pequenas intervenções, explicando parte das passagens para que ele entendesse exatamente o quê ali lhe dizia respeito.

Agora ele olhava para mim cheio de perguntas sobre o julgamento, o motivo, com a lágrima na ponta do nariz. "Então é por isso? Você está dizendo que ele fez isso por mim e por você?" Respondi que sim, mas ao contrário do que eu esperava, ele pareceu mais desesperado, triste. Me encarou e disse: "E como você tem coragem de permanecer assim, alegre, depois de saber que matou Jesus Cristo? Pois se ele morreu por nossa causa, todas essas coisas horríveis são culpa nossa, não é? E ele era inocente, você mesma disse! Como pode ficar assim, com esse rosto calmo sabendo que outra pessoa morreu pelas coisas erradas que você fez?" Essas foram palavras de alguém que conhece o peso da injustiça, por enfrentá-la diariamente em seu ofício.

Eu sorri para ele com uma ternura imensa, e imaginei Jesus sorrindo ao nosso lado também. É maravilhoso ver alguém crescendo na Verdade. Peguei a Bíblia e coloquei-a novamente na frente dele. Disse: "Você leu apenas uma página, mas precisa conhecer a história. Há muitas coisas que você ainda precisa saber, então... vire a página!...veja: ´Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado e encontraram a pedra removida do sepulcro; mas ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus´ (Lucas 24:1-3) Elas encontraram anjos que lhes disseram, veja o verso 5 e 6: " Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou..."

Nova tempestade de perguntas, dúvidas, e por fim nenhum sinal de lágrima na ponta do seu nariz feliz. Agora ele havia entendido a minha alegria, e partilhava dela, me falando de uma paz que há muito tempo não sentia. O Espírito Santo fez com que ele conhecesse a lógica do amor divino, se apaixonasse pelo Cristo Vivo, dividisse comigo essa loucura celestial. O melhor de sua conversão, foi ele perceber desde o princípio, que nosso olhar é limitado: alcança apenas uma página de cada vez. Ele renasceu entendendo que na outra página há esperança de que "O salário do pecado é a morte, mas (bendita conjunção) o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23

Muitas pessoas não se permitem ir além nem mesmo de uma conjunção. E por vezes choram achando que é o fim da história, quando um mundo inteiro de amor está logo ali, no simples virar da página. Deus, que conhece a nossa história desde o princípio até o fim, sabe que precisamos crescer, e as lágrimas, por vezes, fazem parte desse processo de aprendizado que nos preparará para o que de fato fomos chamados a ser, presenteados a ter. Enquanto você se detém em avaliar suas dores, Ele já está vendo a glória para a qual você foi feito. No virar de uma simples página, sonhos ficam para trás, mas nascem esperanças luminosas. Ficam para trás também, as falhas e perdas que já não podemos remediar, mas que vão sendo docemente encobertas por novas páginas cheias de bênçãos que não esperávamos vir com tamanha perfeição.

No início desta semana, ouça a voz do Espírito Santo uma vez mais. E se você não está contente com a história que tem lido no livro de sua vida, não permaneça chorando, debruçado sobre ela. Já passou o tempo de aprender com sua dor. Vire a página. Você encontrará um amor vivificante. Você merece ser muito feliz.

Uma semana iluminada!

Luna

"Os sonhos que Eu sonho para você
São mais profundos que aqueles em que você está firmemente abraçado.
Mais preciosos que as melhores coisas que você conhece,
E mais verdadeiros que os tesouros que você possui.
Deixe os velhos sonhos morrerem,
Como estrelas que se vão se apagando diante dos olhos.
Então tome o cálice que eu ofereço,
E beba profundamente dos sonhos que Eu sonho para você."

(The dreams I dream for you - Avalon)

Nenhum comentário: