domingo, 23 de julho de 2000

Quando alguém muda os seus planos

"Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano". Salmo 20:4

Resolvi preparar uma surpresa para a minha avó paterna e telefonei para ela hoje. Foi muito gostoso falar com ela apesar das lágrimas mútuas, em compensação ouvi suas reclamações acaloradas pois, devido aquela característica de despedidas não me apetecerem, eu fui embora sem dizer para ela, ainda que tenha passado o último fim-de-semana em Natal na casa dela.
Foi, aliás, um dia muito gostoso, literalmente, principalmente à hora do almoço... e como pede todo almoço em casa de avó, sugeri que ela nos contasse uma velha história, perguntei como ela tinha conhecido meu avô (que já descansa). Ela então começou uma narrativa que prendeu a atenção de todos que estavam na cozinha, e quem passava, ficava para ouvir, de modo que a família toda se apertou para acompanhar a narração recheada de gargalhadas e alguns nós na garganta... uma tragi-comédia que colocaria qualquer novela do SBT no chinelo.
Minha avó, quando adolescente, se apaixonou perdidamente por um rapaz que morava em seu bairro, o qual caiu de quatro pelos encantos da menina. Mais uma linda história de amor, não fosse a existência da tia Elisa.
Tia Elisa era uma amiga da minha avó na época, e irmã do meu avô. Ela morreu com mais de noventa anos, solteirinha da silva, depois de um histórico de maldades de fazer inveja ao curriculo da madastra da Branca de Neve. Quando tia Elisa soube da paixão avassaladora de minha avó, resolveu jogar areia nela e começou seus planos maquiavélicos. Descobriu que o rapaz era motorista de táxi e foi até a mãe de minha avó e delatou tudo, enfatizando que "motorista é uma raça que não presta" e "ele só quer se aproveitar da Maria". Não deu outra. A minha bisa proibiu o namoro. Mas isso não os impediu de se encontrarem às escondidas... Tia Elisa então, tentou algo mais pesado: chantageou a empregada da casa da minha avó para fazê-la inventar a confissão de que tinha andado fazendo "sem-vergonhices" com o namorado da minha avó. E ainda forjou um flagra. Quando o pobre rapaz chegou, num domingo, do quartel onde prestava serviço militar, minha tia o procurou dizendo que vó Maria mandaria um recado para ele pela empregada, e marcou hora e lugar. Ela então correu à casa de vovó, enquanto a empregada ía ao encontro dele para simular o "affair", e, nervosamente, convidou minha avó a flagrar a suposta traição. Quando a empregada avistou minha avó, agarrou o namorado dela, que a empurrou, mas já era tarde: tia Elisa já havia convencido-a que ele era um canalha imprestável que vinha traindo-a há muito tempo. Mas como o rapaz ainda a procurasse (em vão) constantemente, para tentar explicar-se , minha querida tia armou o golpe de misericórida.
Ela começou a sugestionar o meu avô ,irmão ela, a namorar minha avó, e ele, vocês devem imaginar, achou a idéia agradável. Tia Elisa então, chamou minha avó para visitá-la e combinou com meu avô para esperá-la à porta e puxar conversa com ela para dar início à paquera. Depois correu ao ponto de táxi onde o ex-namorado de minha avó ficava, e disse-lhe que ele parasse de ser besta e ir atrás da Maria porque ela já estava namorando o Gaspar (meu vô), há muito tempo, desde quando ela ainda se encontrava com o motorista. E como ele, raivoso, afirmasse que ela estava mentindo, ela o levou até a sua casa, onde flagrou meu avô conversando com minha avó , enquanto tentava tocar-lhe os cabelos. O pobre taxista, agora desiludido, ficou pálido e se aproximou da minha avó dizendo-lhe duras palavras, e depois disso nunca mais a procurou. Ela só veio entender o que aconteceu, anos mais tarde, quando a própria tia Elisa, contou-lhe tudo.
E meu avô acabou casando com minha vozinha, mas não antes da nossa cara vilã convencê-lo a raptá-la, inventando uma mentira sobre a mãe dela querer levá-la embora para Recife, somente para difamar a minha avó, visto que "casar fugida" naquela época era uma das maiores vergonhas e desgostos que se podia dar aos pais. Bem, os últimos anos da tia Elisa foram cheios de sofrimentos (na verdade acho que todos foram), mas foi minha avó que cuidou dela até sua morte, e parece que não guardou mágoas de toda injustiça que passou por causa da minha tia bruxinha. Mas perder um grande amor e o respeito da sociedade só porque alguém resolveu mudar os planos, não deve ser fácil de perdoar.
Penso que para Deus também não deve ter sido nada agradável ver Seus planos de felicidade para a humanidade, serem mudados por causa da inveja, orgulho e maldade de um ser que Ele mesmo criou, e O servia frente a frente, todo o tempo. O pior é que este ser se especializou em ser o "estraga-prazer" dos planos para a vida de todos os filhos de Deus.
Satanás se diverte inventando artimanhas para acabar com a real felicidade de cada um de nós , e seus planos são inteligentes e bem-traçados, com a experiência de um estrategista milenar, de modo que muitas vezes caimos em suas armadilhas sem nem desconfiarmos de que lado está a verdade. E como foi com minha avó, só depois de algum tempo, quando já não há nada a ser feito, é que descobrimos desolados que fomos enganados, ludibriados, manipulados até, e acabamos por perder tudo que estava originalmente planejado sem que tivéssemos culpa consciente disso.
Eu e você, no entanto, contamos com um trunfo que minha avó não tinha: Alguém não só sabe como é a própria verdade e quer nos proteger das maldades de nosso arqui-inimigo. O Deus em que nós cremos, é Aquele que conseguiu driblar as risadas de satisfação de Satanás quando ele levou o pecado a Adão, com um plano perfeito de salvação. Aquele que transformou o gozo de alegria de Satanás, ao ver Cristo pregado morto na cruz, em angústia mortal, quando deu ao Seu Filho a vitória sobre a morte e a sepultura. Aquele que é capaz de nos tomar no meio da situação mais deprimente, no poço mais fundo, da mais escura rua sem saída, do deserto mais árido e da selva mais densa, e tomando-nos em Seus braços, conduzir-nos ao caminho verdejante das águas de descanso. Um Deus-Pastor que tem prazer em carregar suas ovelhas em Seus braços, junto ao peito, enquanto mansamente sussurra: "descanse do seu labor, sua luta árdua, sua decepção e de todo esse medo e insegurança que agora toma conta de você. Deixe que eu leve seus fardos e simplesmente se deixe guiar...". (Isaías 40:11, Mateus 11:28). Com um Deus assim, o que temer? O que fazer se não tomar Seu suave jugo e aprender da mansidão e humildade que emanam do Seu coração? (Mateus11:29).
Quando alguém muda os seus planos, o melhor é permitir que Deus entre com os planos dELe. Jesus, mais que ninguém, conhece a tristeza da frustração; Ele foi homem como eu e você. Em Sua eterna perfeição, Ele consegue transformar toda essa frustração em gozo de vitória. Ainda que tenhamos sido nós a abandonar Seu plano inicial de felicidade total, ou tenhamos sido enganados pelas artimanhas deletérias do Maligno ou simplesmente estejamos cegos para ver que os nossos planos não são os dELe, há algo de muito maior e melhor logo atrás do Monte para onde Ele quer nos levar; há felicidade real, num conceito que nossas limitadas mentes jamais poderão conceber, nem em uma pálida idéia.(Isaias 64:4)
Minha avó, com seu riso largo ao fim da sua triste história, me ensinou algo importantíssimo: mudança de planos não significa derrota. E cá para nós, se minha avó não tivesse casado com meu avô e passado por tantas coisas que lhe acrescentaram uma sabedoria enorme, eu não teria a bênção da sua presença e exemplo! E ela não teria uma neta coruja que lhe amasse tanto quanto eu, hehehe.
Somos todos mais que vencedores por meio dAquele que nos amou, e os planos para as vidas dos filhos do Grande Deus Todo-Poderoso são histórias de um povo que desde a antiguidade nasceu como raça eleita para a vitória, histórias com muitos enredos, caminhos que se cruzam, se afastam dando voltas e se bifurcam brusca ou sutilmente... mas acima de tudo vidas com o mesmo fim: o cumprimento do Plano maior que jamais será frustrado, do qual força inimiga nenhuma nos afastará, o Plano da Salvação Gloriosa em Cristo Jesus.
Uma Semana Feliz e Iluminada!

Lux Lunae

Nenhum comentário: