sábado, 21 de março de 2009

Adveniat - Algo mais

Ok, mais um texto antigo. Este é de 2004. Mas não é por falta de inspiração ou vontade de escrever, é que está difícil mesmo sentar na frente do computador, ou fazê-lo com a mente e o espírito abertos para a escrita. Esta semana ainda venho aqui escrever ao invés de reeditar.

-------------------------------------------------------
Acsa é uma personagem bíblica que só aparece em cinco versículos bíblicos (Josué 15:17 - 19 e Juízes 1:13-15), mas imprime uma mensagem de força indispensável em quem anda à busca de seu papel como cristão.

O pai de Acsa resolveu dá-la em casamento ao guerreiro que conseguisse conquistar uma certa região ao sul da Palestina chamada então de Quiriate-Sefer. Embora esse tipo de arranjo matrimonial nos pareça esquisito à primeira vista, é preciso analisar o contexto histórico para observar que nessa época a conquista de terras era o maior interesse dos povos, pois da posse da terra dependia toda a estabilidade deles. O pai de Acsa estava preocupado em lhe dar um marido que demonstrasse ter vontade suficiente de conquistar uma terra, pois esse demonstraria também aptidão para dar um lar seguro e próspero para sua filha. Depois, na mente de seu pai, um marido guerreiro, corajoso, era o melhor que ele poderia dar a Acsa, que devia ser uma mulher muito valorosa, a ponto do pagamento do seu dote ser a vitória de uma importante batalha.

Otoniel, primo de Acsa, conseguiu essa proeza e, conseqüentemente, a terra que conquistara. Se a história terminasse aqui todos os méritos pareceriam devidos a Otoniel, mas este fez apenas a sua parte no trato, conseguiu só aquilo que lhe era por direito humanamente. Acsa foi mais além. Ela percebeu que as terras do seu marido eram boas, mas não seriam produtivas sem água, que existia franca nas nascentes próximas, em terras de seu pai . E embora seu quinhão já fosse muito bom, ele não era tudo de que precisava: o clã de seu marido, agora o seu, precisava de mais, do melhor.
Não entendo a atitude de Acsa como ganância, mas como uma visão clara das vantagens a que tinha direito. Ela não se contentou em perceber suas necessidades e pediu ao pai aquilo que ele não poderia negar: um presente, como sinal de bênção sobre aquele casamento. Assim, os queneus conseguiram se estabelecer sobre ótimas terras e abundantes águas, sem o que as terras e todo o esforço do valente guerreiro Otoniel pouco teriam valido.

O que Acsa tem a nos dizer? Acredito que as nossas melhores conquistas são o fruto de uma parceria entre nós e Deus. Ele nos aponta as oportunidades – e é preciso conseguirmos distingui-las daquelas empreitadas que são meramente nossa vontade –, e nós nos lançamos na batalha com determinação até alcançar o alvo. Mas a história não deve parar por aqui, como a de Acsa não parou. Qualquer livro de auto-ajuda aconselharia a ter coragem de vencer as batalhas e se apossar do prêmio. Mas a Bíblia indica que os cristãos devemos reclamar a bênção completa que Deus tem para nós, aquilo que a fará fértil para gerar outras bênçãos.
Para isso é preciso perceber o que é que nos faz completos, depois ir até Ele, pedir que nos oriente a chegar até onde Ele quer que realmente cheguemos. E normalmente Ele apontará que quer que cheguemos ao Céu. Será que é uma atmosfera celestial que está faltando àquela bênção que Deus te ajudou a conquistar? Um perfume do Céu não tornaria o emprego, a casa, o casamento, o filho ou qualquer outra vitória que ele te apontou? Sem a água da vida que corre dos mananciais celestes (João 4:14), nossas conquistas serão tão efêmeras quanto o bocado deste mundo que conquistamos.
Uma vitória é sempre algo bom. Uma vitória com Deus é algo eterno. É preciso ter visão ampla para compreender aquilo de mais amplo que nós mais precisamos, e ir buscá-lo humildemente, mas com segurança, nas mãos dAquele que nos pode dar (Mateus 7:7), dAquele que, como nosso Pai amável, não nos pode negar uma bênção completa e abundante. Qual deve ser o tamanho de sua bênção esta semana? O que Deus pode ajuntar aos seus esforços? O que Ele deseja fazer que pode suprir por completo suas necessidades? Deixe que Ele lhe fale agora mesmo!

Nenhum comentário: