domingo, 22 de abril de 2001

Possibilidades

Olá amigos,

Os que convivem comigo hão de concordar: em se tratando deimaginação, a minha só é superada pelo vôo do condor. Essacaracterística foi alimentada principalmente em minha infância,quando a ausência de um monte de coisas foi terreno fértil para estamente alada. A escassez de livros me fez escrever os meus próprios, afalta de brinquedos industrializados me fez inventar jogos ebrincadeiras, a dificuldade financeira me fazia aproveitar tudo queeu tinha ao meu alcance como matéria-prima de sonho. Afinal, serfeliz era uma urgência. Curiosidade, criatividade, lápis, papel emais umas bugigangas eram o suficiente para eu construir reinos eaventuras em meu quintal.

Por isso olho com certa tristeza essa tendência moderna de tornartudo muito óbvio, prático, real. São poucos os brinquedos e a culturaque estimulam a imaginação das crianças, as quais ficam adultas cada vez mais precocemente – tem coisa mais triste que uma criança de cinco anos tecendo discursos sobre sexo, pena de morte (uma malufista!!) e germes, como se a realidade dos telejornais fosse amais óbvia e única verdade? Outro dia, num consultório médico, vi uma cena dessas e enquanto a mãe sorria orgulhosa eu controlava minha vontade vomitar (e o médico nem era um gastroenterologista).Talvez por nos acostumarmos com o óbvio, desconheçamos as nossas possibilidades. Vejam por exemplo aquele grupo numeroso reunido ali,ao pé do monte. Por alto dá para contar umas quinze mil pessoas entre homens, mulheres e crianças, muitos cansados e todos com fome ,reunidos em torno de um único Homem. Este povo o seguia em busca deconforto espiritual, porque tinham ouvido falar de como Ele curava e pregava pelo poder de Deus. Mas também precisavam fartar sua fome física.

Simples, tragam a comida!. "Mas não há comida.", você responde.Olhe de novo, tenha mais cuidado dessa vez. Tem certeza que não hácomo alimentar essa multidão?"Bem, pode-se fazer uma vaquinha e comprar algo, mas mesmo assim vai ser preciso juntar um monte de dinheiro!!"Pois eu acho que há outra solução. Fuja do óbvio e use a imaginação,amigo! Olhe aquele rapaz ali adiante. Você não prestou atençãonele.

"Tá bom. Tou vendo. Ele tem cinco pães e dois peixes, agora o quevocê sugere? Nem distribuindo só o cheiro ia dar para tanta gente.Faça o favor de ser prático e dar uma solução mais real, porque não temos muito tempo para ficar brincando, o problema está aí!"Não acho. Você olha para cinco pães e dois peixes e vê um problema.Eu olho para os mesmo cinco pães e dois peixes e vejo possibilidades.Vejo gente com a fome saciada e comida sobrando para outra refeição.Consegue enxergar agora? Leia João 6: 1 – 14.

Uma das qualidades que mais admiro em Deus é Sua criatividade. Como bom artista, ele ousa fugir do óbvio para agir em nosso favor. Se temos fé para permitir isso, é outra história.Seja um entusiasta do poder divino. Durante esta nova semana, olhe com mais atenção o que você tem em mãos e se pergunte o que você e Deus podem fazer com isso. Não se espante em descobrir que, onde antes você via um problema, apareçam possibilidades estimulantes,soluções surpreendentes e até aquela tão sonhada paz. Aí sua semana será realmente iluminada ;-)

Luna

Nenhum comentário: