domingo, 17 de setembro de 2000

A porta dos sonhos.

“Entrai pela porta estreita... porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos que conseguem encontrá-la.” Mateus 7: 13 e 14.

Há algumas semanas, tive o prazer de entrar pela primeira vez no Teatro Municipal de São Paulo. Foi uma das experiências mais emocionantes da minha vida, e certamente o lugar mais bonito em que pus os meus pés.
Fizemos um pequeno tour pelas dependências e escadarias do Teatro, e eu andava com passos solenes de quem está realizando um sonho. Quando enfim nos acomodamos nas cadeiras, esperando o início do espetáculo, eu me vi invadida de arte e beleza por todos os poros. Não sabia para onde olhar primeiro (e meu olhar detalhista não me permite ver sem reparar minuciosamente), permanecia extasiada, sorvendo a emoção que cada pequeno canto daquele lugar me transmitia, e me deixei ser levada pelas melodias de Bach e Villa-Lobos, o meu ser na profusão emocional de quem tem o sonho realizado.
Lembrei de como foi difícil manter esse sonho, num mundo onde já não há lugar para esse tipo de beleza. Meu gosto pelo clássico sempre me fez parecer um dinossauro ET no meu meio, mas se isso não era cultivado por nenhum estímulo das pessoas (antes, muitas vezes ridicularizado), por outro lado eu não cedia à tentação de ser igual para ser aceita. Seguia sozinha, às vezes meio sem norte e até hoje com muito a aprender sobre as artes que sempre amei... mas segui, e por isso hoje tenho histórias de sonhos realizados para contar.
Pode não ser fácil achar a porta de seus sonhos! Pode ser que ela não pareça tão atraente como você pensa que ela deveria ser! Pode ser que você veja centenas de pessoas passarem indiferentes por ela e ache que aquela é a porta errada, preferindo seguir a multidão! Pode ser que você desacredite e esqueça do seu sonho, entrando por uma porta, para somente depois de estar lá dentro, descobri que ali não é o seu lugar... mas não consiga se colocar na contramão para voltar! Pode ser que, por equivocar-se quanto ao seu verdadeiro sonho, você passe a perseguir a porta errada e nunca chegue a encontrar o que você realmente quer!
Aprendi uma lição sobre a porta dos meus sonhos na primeira vez que fui a um teatro: o Teatro Alberto Maranhão, em Natal. Vi numa chamada na TV que a orquestra sinfônica iniciaria uma série de apresentações gratuitas no Teatro, e logo me dei conta que não ia adiantar ficar esperando que alguém me acompanhasse até lá. Peguei o ônibus e cheguei quinze minutos antes da apresentação, mas as portas do Teatro estavam fechadas, e tive que esperar numa fila do lado de fora. Quando as portas principais se abriram, todos entraram de uma vez, e eu, sem saber para onde ir, resolvi segui um pequeno grupo que me pareceu já ter ido ali outras vezes... nem reparei que eles estavam vestidos bem mais elegantemente que eu; meu olhar se dirigia para cada detalhe daquele lugar lindo, que até então , era o mais bonito em que eu já havia posto os pés. E eu estava emocionada demais para prestar atenção a qualquer coisa que não fosse arte...
A fachada interna do Teatro me apareceu magnífica, cheia de portas e escadas. As pessoas entravam por lugares diferentes, tentei entrar pela porta principal mas um educado funcionário avisou-me que as cadeiras ali já estavam todas reservadas para as pessoas que tinham adquirido os ingressos antecipadamente. Então dirigi o olhar novamente até o pequeno grupo que subia lenta e distintamente por uma escada lateral. Segui-os, tentando fazer uma cara de quem sabia muito bem para onde estava indo. O grupo parou diante de uma porta e certa funcionária do Teatro abriu-a , sorridente. Eu, logo atrás, fiquei comovida com a recepção calorosa que era dada às pessoas ali naquele lindo Teatro!! E entrei com o elegante grupo pela porta, o qual só se deu conta da minha presença quando estava prestes a se acomodar em suas não menos elegantes cadeiras. A funcionária, com um sorriso já não tão espontâneo, olhou para mim e disse:
- Você deve estar enganada quanto ao seu camarote... este é o do deputado fulano e sua família... posso ajudá-la?
Fiquei tão azul quanto a deselegante blusa que estava usando e expliquei que me dirigi até ali porque “lá embaixo” todas as cadeiras estavam ocupadas. A moça sorriu para o deputado e sua família, que me olhavam de cima a baixo, pediu desculpas a eles e me disse:
- Venha, vou te acompanhar até a galeria...
E desde então tenho estado mais atenta na procura pela porta que me levará até o objetivo sonhado, mesmo que ela seja uma humilde e pouco atraente porta de galeria. Foi lá dentro que eu assisti, em pé, duas horas de sonho melódico.
A Bíblia nos fala de homens que, certo dia, também tiveram dificuldades em achar uma porta, e por não perceberem que estavam perseguindo a porta errada, acabaram por perder a própria vida e o sonho de Deus para eles.
Naquele dia em Sodoma haviam duas portas em evidência perante o Céu: a porta da casa de Ló e a porta de saída da cidade. Deus mandou dois anjos baterem à primeira, para conduzirem os justos pela segunda, a fim de que eles fossem salvos. No entanto não havia ali muitos interessados na porta de saída. Quando os homens daquela cidade se deram conta que haviam dois seres hospedados na casa de Ló, aquele estrangeiro metido que queria ser juiz de tudo, cercaram a casa do servo de Deus e puseram-se a ameaçá-lo, exigindo que lhes fossem entregues os anjos para que estes fossem abusados sexualmente. Ao arremeterem-se contra Ló, tentando arrombar a porta de sua casa, os anjos o protegeram levando-o para dentro, olharam um para o outro e conversaram mais ou menos assim:
“É o seguinte: esses homens há tempos perderam seus nobres sonhos de vista. Deixaram-se contaminar pelo pecado a tal ponto que abandonaram os objetivos de Deus para eles, e até mesmo os mais novos não têm forças para resistir, antes se deixam levar pelos pecados dos mais velhos. Agora todos eles tentam arrombar a porta da casa de Ló, quando a porta que lhes daria salvação é a da saída da cidade. Estando eles cegos para verem essa verdade, vamos cegá-los para que não encontrem também a porta da casa de Ló, que eles perseguem com malevolente insistência.” (Gênesis 19)
E assim, os homens de Sodoma se cansaram à procura da porta equivocada, deixando escapar a oportunidade de obterem a salvação. E isso porque já não acreditavam que valia a pena sonhar em ser bom, temente a Deus, justo. Era moda ser mau. Todo mundo era mau! Todo mundo que praticava a injustiça, a imoralidade, a abominação, a maldade, o pecado enfim, era visto como forte, vencedor, poderoso. Somente um homem conseguiu preservar o seu sonho de ser uma pessoa melhor, fiel, temente e justo, e Deus lhe conduziu até a porta que lhe trouxe a vida, a esperança da realização de seus sonhos.
Há hoje muitas portas espalhadas pelo mundo, cada uma nos chamando a entrar. Mas apenas uma está em evidência perante o Céu, e todos os nossos sonhos convergem para ela, se acreditarmos e lutarmos por estes sonhos, não nos deixando influenciar pelos sonhos torpes da multidão, que segue em direção a portas que não levarão ao nosso lugar sonhado. Como está a nossa busca hoje? Estaremos tal como os homens de Sodoma, esgotando nossa forças em busca da porta errada, para a nossa perdição? Ou estaremos atentos para a estreita, humilde e pouco atraente porta da Salvação, pela qual passa o mundo indiferente?
Nessa busca não precisamos seguir os grupos que nos parecem mais elegantes, mais poderosos, mais em moda. A única coisa que precisamos é não perder de vista nossos sonhos, e então a mão de Deus nos guiará até o nosso almejado lugar.
Uma semana feliz e iluminada!!

Lux Lunae

Nenhum comentário: