domingo, 16 de março de 2003

Começo

Enquanto fechava a porta ela lembrava de como as coisas eram mais fáceis antigamente. Quando criança, se fizesse alguma coisa errada, a mãe brigava, mandava ela refazer tudo e ela refazia. Se depois de um tempão juntando areia da praia para formar aquela coisa que (ao menos para ela) parecia um castelo encantado, vinha uma onda sorrateira e derrubava tudo, ela ia brincar de outra coisa sem olhar para trás. Quando escrevia uma palavra errada, tinha sempre borracha e lápis a postos para corrigir e recomeçar.

Agora as coisas tinham se complicado muito. Quando fazia coisas erradas, era ela mesma quem brigava e magoava e se recusava a fazer do jeito certo. Os castelos em que ela se demorara anos construindo, vinham a baixo deixando-a completamente impotente e frustrada. Borracha e lápis não bastavam para dar-lhe a sensação de que conseguiria recomeçar.

Essa é a história de muitos de nós, talvez de todos, em um dado momento de nossas vidas. Sentimos que precisamos recomeçar, mas não sabemos como, quando nem mesmo porquê - afinal a única coisa que se afigura certa nessa vida, é que todas as coisas terão um fim. Podemos viver (ou deixar de viver) lamentando o passado. Podemos simplesmente ignorar a necessidade de um novo começo e seguir vivendo, ocupando nosso tempo ao máximo com todas as coisas possíveis: trabalho, lazer, estudo, pessoas, tudo de modo que nossa mente não se detenha muito em nossos próprios sentimentos. Isso, feito de modo saudável, com certeza nos fará acumular conhecimento, experiência de vida, dinheiro e um bocado de bons momentos. Mas embora as pessoas ao redor nos olhem e digam: "que pessoa culta, instruída, alegre, viajada!", ah, isso não é suficiente para que intimamente nos sintamos felizes.

A mulher da história acima fez outra opção: decidiu por um novo começo. Ao fechar a porta de casa, ela deixou lá uma quantidade incontável de problemas, traumas, decepções, mágoas, dúvidas, angústias, frustrações e um vazio desesperado. Depois foi até a presença de Deus. Conversou com ele, pediu uma nova chance com a fé que tinha em seu coração (não vou lhe assegurar que era muita, mas existia, e por isso mesmo era suficiente), decidiu não se preocupar mais e deixar Deus tomar conta de cada problema. Voltou para casa decidida a estar atenta à voz de Deus para se deixar guiar. E quando chegou em casa, sabe o que aconteceu com todos os seus problemas? Sabe o que aconteceu com todas as conseqüências dos seus erros, com todas as mazelas de sua antiga vida, com todas as feridas adquiridas ao longo de todos os anos? Acredite, tudo isso estava no mesmíssimo lugar.

Claro que Deus poderia ter feito tudo se resolver com um passe de mágica, mas o que isso ia acrescentar de crescimento ao espírito dela? Como ela ia poder experimentar o poder de Deus em sua vida de forma plena se não unisse forças com Ele para lutar e vencer cada obstáculo? Eu até acho que Deus possa agir de outra forma e simplesmente eliminar todas as barreiras. Mas como Pai perfeito Ele quer muito mais para nós, quer que aprendamos a lidar com as conseqüências das nossas escolhas, quer que aprendamos a viver e amar do jeito certo, e isso só pode ser feito com paciência, confiança, espera e uma fé constante no cuidado divino.

O que houve então de tão especial na vida daquela mulher que decidiu começar de novo ao lado de Cristo? Afinal, seus problemas não permaneceram os mesmos? Sim, mas ela não permaneceu a mesma. Embora tendo que encarar cada problema, trauma, decepção, mágoa, dúvida, angústia e frustração, ela não sentia mais aquele imenso vazio. Embora as manchas do pecado e das imperfeições deste mundo ainda fossem bem visíveis, ela não tinha mais medo ou desânimo, porque sabia que estava ao lado do Deus que lhe predestinara à vitória. Percebe a diferença? Nossa entrega a Deus não faz mudar os nossos erros, a mudança ocorre dentro de nós, na nossa forma de perceber o mundo e encarar os obstáculos. Sendo assim, voltamos para enfrentar os velhos problemas da vida, mas como novas criaturas. E por isso sua vida pode se tornar nova, mesmo com os velhos problemas. Ademais não esqueça que os olhos de Deus para você serão olhos que não vêem seu passado. Você não precisa carregar culpas e sentimentos negativos, quando o próprio Deus esqueceu tudo o que passou. Esse é o outro detalhe importante de começar com Deus: Ele jamais vai te tratar como um reincidente. Com Deus você pode recuperar tudo que se perdeu pelo caminho.

Por isso prefiro falar de "começo" que de "recomeço". Recomeçar pode parecer que você vai começar a fazer tudo de novo, retomar. E um começo pode significar mudar tudo que você vinha fazendo até então. Pra um começo pode ser mister abandonar. Pode ser preciso também manter coisas que você tinha abandonado. E acima de tudo começar não é uma solução em si, mas uma forma de implementar soluções, e por isso mesmo vai requerer muita coragem de sua parte. Um começo, principalmente, não é apenas um momento. Um começo pode durar a vida inteira, e um começo com Cristo está fadado à eternidade.

Você é templo do Espírito Santo, não só o seu corpo, mas a sua alma. E pode ser que alguma parte de sua alma – corpo, coração ou espírito - tenha sido invadido, quebrado, violado, destruído, e olhando para seu templo você já não veja a beleza que havia há alguns anos. O brilho da inocência, dos primeiros sonhos pode ter se apagado, e agora se observem rachaduras ou ruínas. Mas se esse é seu caso, olhe para um Deus ansioso por ver esse templo novo outra vez. Uma vez, quando destruíram o templo de Deus aqui na Terra, ele ficou muito triste e pediu que seu povo o reconstruísse (você vai encontrar essa história no livro de Ageu). Ele não poderia ter feito tudo sozinho? Recomposto a glória do antigo templo com Suas próprias mãos? Mas o povo tinha que aprender o significado e preço de ter um belo templo.

Tinha que suar e valorizar cada tijolo colocado no lugar certo. Tinha que descobrir dia após dia como é abençoado quem se dispõe a unir suas forças ao Senhor. E qual o resultado de começar com Deus? Ele mesmo respondeu aos que se dispuseram a começar o novo templo: "A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz..." (Ageu 2:9).

Começar de novo com Deus não significa somente resgatar tudo que se perdeu pelo caminho. É conseguir muito mais do que você jamais sonhou, porque um começo com Deus, significa sonhar os sonhos dEle.

Uma semana iluminada!

Nenhum comentário: