quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Interlúdio

Ontem não escrevi.

Pela manhã fizemos uma ultrassonografia de rotina, para verificar coom está se desenvolvendo meu bebê, agora que está com 21 semanas gestacionais.

Ele está bem, a não ser por uns cistos que o médico visualizou em seu cérebro. São chamados "cistos nos plexos coróides", um nome bem complicado para algo enigmático. Não se sabe ao certo porque eles aparecem, mas é bem na região onde o cérebro começa a se formar. E em alguns casos pode ser indicativo de síndromes que tem a ver com alterações nos cromossosmos, como síndrome de Down e Edwards. O prognóstico do médico, porém, e de todos os relatos que vi na internet, procuram me tranquilizar: em mais de 90% dos casos esses cistos regridem sem deixar sequelas, até as 29 semanas gestacionais.

Mas tem como ficar tranquila sabendo que o bebê que você já ama em seu ventre está com vários cistos nos cérebro, sendo o maior com mais de um centímetro num pequeno órgão de 5 cm?

Tirei o resto do dia pra curtir bem minha preocupação. Não peguei na minha monografia, não consegui escrever o devocional, chorei, pesquisei tudo na internet sobre o assunto, vi fotos de bebês deficientes, os mais tristes casos de síndrome de edwards, pensei milhões de besteiras... como o fato este bebê desde o começo mexer bem menos que o Vinícius, a TN que não fiz... lembrei de todos os bebezinhos deficientes que atendi nas sessões de musicoterapia, pensei nas piores posibilidades, como o fato dele começar a desenvolver atrofias a partir de agora, e me permiti sentir muita pena de mim. Orei bastante, é claro, com meu marido e com Vinícius também.

Mas decidi que minha angústia duraria só até ontem. Hoje vou retomar minha vida, minha monografia, minhas meditações, e não vou me permitir mais deter meu pensamento sobre minhas preocupações nem sentir pena de mim.

Fé é isso mesmo, é uma decisão, e eu decidi crer que esses cistos só apareceram para provar minha fé e, às 29 semanas, servirem de testemunho da atuação de Deus. Eu não vou me tranquilizar por estatísticas. Não importa que em mais de 90% dos casos esses cistos regridam, porque eu já faço parte de uma estatística ínfima: sou parte do menos de 1% das gestações onde esses cistos ocorrem, como vou confiar em estatísticas?

"Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha fortaleza; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; Deus é o meu forte rochedo e o meu refúgio." (Salmo 62: 5 - 7)

Confio em Deus, já entreguei minhas lágrimas e preces a Ele, agora me tranquilizar é a prova de que estou confiando.

2 comentários:

Luciana Teixeira disse...

Às 29 semanas descobrimos que os cistos regrediram. Nosso bebê nasceu perfeito. Deus é bom.

ATÉ TÚ BRUTUS ? disse...

Que bom!