segunda-feira, 23 de março de 2009

Faça você mesmo - Bíblia para bebês

Este post inaugura uma nova tag no blog, que ao meu ver também tem a ver com a Graça. É que Deus nos concede dons e talentos para criar, e a ação criativa nos aproxima do Criador, nos dá uma felicidade de quem reconhece em si algo do caráter divino.

Lembro que tive dificuldade de encontrar uma Bíblia para meu filhote porque mesmo as mais bonitas eram feitas daquele papel fininho que os pequenos adoram rasgar em três tempos. Então, Jaqueline, uma das melhores professoras infantis que já conheci, deu esta idéia que desenvolvemos juntas. Ao invés de dar R$ 15,00 numa Bíblia toda em papel cartonado, você pode, com cerca de R$ 4,00, confeccionar você mesmo uma, que seu filho também vai amar.

Para isso você vai precisar de:

- 1 álbum de fotografias, desses que se encontra ns lojas de 1,99, com cerca de 12 folhas. O coração recortado que aparece neste aqui veio nele mesmo. Pode também ser um fichário do tamanho de um caderno pequeno com capa e folhas de plástico, à venda em papelarias por um precinho bem camarada. Se você encontrar nem precisa encapar com feltro, só colar um figura bonita na capa.








- Uma impressora para imprimir ESTES DESENHOS ou outros a seu critério. Estes eu preparei já no tamanho certo para o álbum. São em preto e branco e mostram figuras de Jesus comcrianças e cenas de Sua vida. Se tiver tinta colorida pra gastar, você pode baixar ESTES ARQUIVOS DA EBD (procure pelos arquivos dos pré-primários e juniores também) e fazer a festa. Esta Bíblia é própria para bebês que ainda não lêem, mas você pode acrescentar palavras ou pequenas frases para estimular.
- Cola plástica (BRASCOLA, à venda em qualquer papelaria ou loja de construção)
- Feltro
- Tesoura
- Tinta dimensional (vem num tubinho com bico para facilitar a aplicação)

Passo-a-passo:

1- Encape o álbum com feltro, colando-o com cola plástica sobre a capa. Deixe o recorte abaixo nas pontas.













2- Feche as pontas com cola plástica também.
3 - Decore com tinta dimensional a seu gosto. Para quem não tem prática é bom treinar antes num papel.
4- Recorte e encaixe as figuras no álbum. Para ficar mais seguro você pode colar as bordas com durex depois que encaixar a figura (é mais difícil para as maozinhas puxarem os desenhos)
5- Está pronta! Você pode usar a mesma idéia para fazer livrinhos temáticos, sobre animais, plantas, instrumentos musicais e tudo que seu bebê gosta.
6 - Deixe o bebê manusear livremente o livro, e vá falando o que significa cada figura. Você pode passar uma vez explicando e depois deixar que ele mesmo se divirta manuseando. Logo você perceberá que ele o imita e tenta falar o que é cada figura também, como se estivesse contanto a história para você:-) Acredite, antes de 1 ano eles já podem fazer isso, o que pode fazer bastante diferença para o desenvolvimento de sua linguagem e capacidade de expressão.
7 - Cultive pequenos leitores e colherás grandes homens. O meu filhotinho é apaixonado por livros e vive me pedindo para contar histórias, que eu conto desde o ventre. Os livros ele já manuseia desde os três meses, quando aprendeu a agarrar objetos. Me chama para fazer sua liçaozinha bíblica todos os dias e se diverte com isso. Alguns de seus livros estão entre sues brinquedos preferidos, e ele passa um tempão "lendo" e "contando" histórias em nenenês, hehehe.

2 comentários:

Luciana Teixeira disse...

Ah, não consegui organizar as figuras embaixo das palavras de forma didática, mas acho que dá pra entender, certo? Qualquer dúvida é só perguntar.

Daniela disse...

eu amei a idéia. tenho a maior inveja de gente que tem essas idéias e a capacidade de fazer coisas legais usando as maos. eu sou um completo desastre...rs

e nao comentei nada. Mas, para que fique registrado: eu vi nossas fotos aí do ladinho.

:o)

Beijos, meu amor.